CONTRATAR UMA AGÊNCIA OU FAZER O MARKETING INTERNAMENTE. QUAL É A MELHOR OPÇÃO?

Muitas pessoas acabam se equivocando hoje em dia quando vão atrás de alguém para cuidar da marca delas. Isso porque não sabem se devem optar por terceirizar seus trabalhos com marketing, ou se realizam a operação internamente. Em ambos você irá trabalhar com o mesmo nicho, entretanto, sob aspectos e focos diferentes. Saber dessa diferença básica o tornará apto a reconhecer qual das duas opções irá abranger toda a necessidade que você precisa sanar, observando quais dos aspectos gostaria que fosse trabalhado e pro tal, escolhendo aquela alternativa que corresponde as suas expectativas. Em nosso artigo dessa semana vamos abordar os principais prós e contras de cada opção. Boa leitura.

Afinal, você sabe o que uma agência de Marketing Digital faz?

Resumidamente, as agências de Marketing Digital são as grandes responsáveis pelas estratégias de marketing que serão abordadas na sua empresa através do mundo online, do digital. Muitas pessoas defendem que o grande objetivo das agências focadas em digital vai além da comunicação. Elas fazem crescer o número de vendas no cenário geral da empresa, buscado por pequenas, médias e grandes companhias, aumentando as vendas e o lucro em curto/médio prazo.

Quando comparamos essa modalidade de marketing ao marketing tradicional, podemos dizer que o Marketing Digital acaba se destacando principalmente por exigir menores investimentos e conseguindo, mesmo assim, alcançar a meta estipulada em menos tempo. Alguns dos principais serviços oferecidos por ela são:

SEO: Trabalha com o posicionamento do conteúdo perante os buscadores (Google, Bing, Yahoo, entre outros) através de palavras-chaves.

Gestão de redes sociais: Gestão, planejamento e produção de conteúdos destinados à divulgação por redes sociais como Instagram, Facebook, SnapChat, Twitter, entre outros.

Mídia paga: Compra de mídias e gestões de anúncios dentro de plataformas específicas, como o Google Adwords e o Facebook Ads.

Produção de conteúdo: Produção de conteúdo rico e original sobre o nicho que a empresa determina.

Construção de websites e landing pages: Com o uso de ferramentas certas, constrói-se a programação de sites responsivos ou landing pages para captação de e-mails.

E-mail marketing: Produção e disparo de conteúdo de e-mail marketing com foco em vendas e comunicação da empresa.

Ou seja, o Marketing Digital já está presente em toda a internet. Atualmente, uma das únicas maneiras para “fugir” dessa avalanche de informações é ficar totalmente off-line. Mas, convenhamos, uma empresa que quer vender, precisa estar online. E aqui não estamos falando apenas de e-commerce. Todas as empresas que tenham algum produto ou serviço podem buscar clientes através da comunicação digital. E o melhor de tudo isso é que as alternativas para isso só aumentam a cada dia. Por isso, é necessário estar constantemente atento às novidades e tendência que o mercado do Marketing Digital oferece para saber onde seus concorrentes estão investindo e por quais canais o seu público-alvo está se conectando.

O que você precisa saber antes de destinar alguém, ou uma equipe, para focar em Marketing Digital dentro da sua empresa é: Marketing Digital dá trabalho!

Sim! É muito provável que você tenha que dispor de uma equipe completa para dividir as tarefas dentro da empresa. Uma equipe para cuidar especificamente do Marketing Digital. E não importa o tamanho da sua empresa. Mesmo que se trate de uma empresa pequena, isso não reduz suas necessidades de uma equipe.

Até alguns poucos anos atrás, ter uma conta no Facebook para postar um produto novo e ter um site já era o suficiente. Mas as coisas realmente evoluíram e continuam a evoluir todos os dias. E a sua concorrência também. Por isso, tentar fazer tudo sozinho vai ocupar muitas horas do seu dia, se não todas elas!

Um dos principais motivos é que agora, quando falamos em rede social, não estamos falando apenas de Facebook, mas também Instagram, LinkedIn, Snapchat, YouTube, Google+, Pinterest, Twitter e tantas outras mais segmentadas por interesses. Você pode saber mais em nosso artigo Você sabe quais são as redes sócias mais usadas no Brasil?

Conforme já dissemos antes, Marketing Digital não é só um site de e-commerce, mas envolve SEO, Adwords, Inbound Marketing, e-mail marketing e tantos outros. E dentro de cada um deles existem opções e estratégias específicas para otimizar a utilização.

Marketing Digital precisa ser levado a sério

O Marketing Digital é um investimento, e para gerenciar tudo isso, diariamente, existem as agências de marketing digital. Tais agências estão aí para apresentar ao mundo as vitrines da sua empresa, começando por um estudo aprofundado de quem você é e quais os seus objetivos. A partir dessas informações, serão definidas quais as estratégias de Marketing Digital mais adequadas para o seu modelo de negócio e será feito um plano de ação para colocar tudo em prática.

Todo esse processo é necessário porque as ferramentas de Marketing Digital trabalham com base em números reais e resultados reais, porque podem oferecer uma comunicação personalizada para o seu público-alvo nos lugares certos e na hora certa.

Para isso, se faz necessário todos esses dados. Após uma análise, é possível montar estratégias integradas que trarão respostas em tempo real para você saber se está investindo certo. Do contrário, ainda poderá identificar rapidamente os pontos de melhoria e testar estratégias diferentes.

Resumindo, o Marketing Digital chegou para fortalecer o relacionamento com as pessoas.
Quando perceber o quanto o mundo digital pode contribuir para o crescimento dos resultados da empresa (se levado a sério) verá que a agência de marketing digital funciona em paralelo com o seu negócio, sendo um núcleo importante integrado à empresa. Ela fará parte dos seus investimentos e dos seus resultados. Além disso, possibilitará renovar o seu modelo de negócio e reinventar o relacionamento com os clientes.

Tenha sempre em mente: os clientes querem comprar de quem tem um propósito, não apenas um produto; de quem o incentiva a fazer escolhas certas, mostrando caminhos, em vez de “empurrar” uma única opção; de quem o conhece, se importa e quer atender às suas necessidades reais; de quem o permite fazer parte das melhorias de um produto ou serviço, permitindo que a empresa também faça parte da sua vida.

Por esses motivos, investir em Marketing Digital de verdade é poder contar com profissionais que estejam imersos nesse universo diariamente para abrir não apenas uma, mas diversas portas para que sua empresa se conecte com seu público-alvo de forma permanente e todos possam tirar proveito desses relacionamentos.

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