COMO USAR AS REDES SOCIAIS PARA ALAVANCAR MINHAS VENDAS?

Como vender mais e alcançar melhores resultados em tempos de crise? Você, empreendedor, deve ter se perguntado muito isso nos últimos tempos, certo? Pois acredite, as respostas para essas questões podem estar nas Redes Sociais, uma verdadeira fábrica de oportunidades inesgotáveis. Que tal administrar e utilizar essas ferramentas a seu favor?

Diariamente milhares de pessoas acessam as redes sociais, seja para compartilhar fotos e assuntos com amigos, seja para participar de grupos de interesse. Por este motivo as empresas devem aproveitar essa imensa concentração de pessoas e usar as redes sociais como uma vitrine para o seu negócio, ganhando mais visibilidade e atraindo potenciais clientes.

E o maior desafio é estar conectado com o consumidor. O acúmulo de informações, a grande demanda de plataformas a pulverização dos meios tecnológicos colocaram uma lente de aumento sobre a necessidade de um estudo estratégico sobre a utilização das redes sociais como canal de vendas, com o objetivo de identificar aquelas que serão mais adequadas ao seu tipo de negócio – estabelecendo um paralelo entre as preferências e comportamentos do público-alvo da sua marca.

Por exemplo, você sabia que, em média, os brasileiros gastam 650 horas por mês em redes sociais? O Facebook desponta absoluto na preferência dos usuários, como a maior rede social em número de visitantes únicos – um total de 58 milhões de pessoas, representando um alcance de 78% do total de usuários únicos do Brasil.

E é justamente nas redes sociais que os brasileiros demonstram suas preferências e opiniões. Essa atitude acaba se tornando uma oportunidade para colher dados e informações relevantes sobre o perfil dessas pessoas que estão expostas na rede. Cruzar esses itens analisados com as necessidades de uma empresa é uma estratégia eficaz para gerar insights e criar mecanismos de vendas mais personalizados.

As redes sociais influenciam o processo de compra

Outro papel importante das redes sociais é a troca de experiências e opiniões sobre determinado produto ou serviço. É muito comum que uma pessoa recorra a esses meios para tirar dúvidas, entender mais sobre o item desejado e até mesmo, para pesquisar sobre a reputação da marca.

A única maneira de uma empresa criar vínculos através das redes sociais é gerar empatia com o público. A premissa básica para este desafio é estar sempre pronto para ouvi-lo, atendê-lo e identificar (até mesmo prever) suas necessidades, anseios e dores. Esse tipo de estratégia aumenta significativamente o número de acessos do seu site, por exemplo, podendo ser convertido em vendas.

Mas não é só isso. É importante pensar em alcance das publicações nas redes sociais. Ou seja, postagens elaboradas simplesmente para “constar” na página da sua empresa podem ser um verdadeiro tiro no pé, fadados ao total desprezo dos usuários. Por isso, crie estratégias para engajar e aumentar a visibilidade do conteúdo criado. Seja único. Seja relevante e inteligente. Fuja do óbvio e crie uma forma autentica de manter a sua presença digital. O resultado pode ser altamente positivo.

Além disso, confira mais algumas dicas abaixo.

Dê atenção à aparência da sua página nas redes socias

Para começar a se relacionar, você precisa ter uma página que funcione como uma vitrine virtual para o seu negócio. Nela, dê atenção especial ao logotipo da sua empresa, a imagem de capa e aos seus produtos ou serviços.

Dê atenção aos seus seguidores

As redes sociais foram feitas para interagirmos e este é o motor que move o relacionamento nelas, faz com que as pessoas curtam sua página, sigam suas publicações, compartilhem, engajem-se com a sua empresa e tornem-se fãs de sua marca.

Se estiver usando uma página no Facebook, não deixe de monitorar  as abas “notificações” e “informações”. Nelas vocês irá encontrar dados como curtidas, comentários, compartilhamentos e até informações sobre idade, tipo de público que mais interage e as localidades de onde sua página mais recebe visitas.

É importante estar sempre atento aos comentários e mensagens na sua página para respondê-los o mais breve possível, mostrando que você dá importância ao bom atendimento aos seus clientes. ;)

Conteúdo relevante é essencial

Publicar conteúdo relevante é primordial para que você mantenha as pessoas fiéis em relação à sua marca. Esta produção também pode se dar através de um blog com dicas relacionadas ao seu segmento de mercado. Lembre-se de colocar links deste conteúdo na sua página da rede social escolhida.

Por exemplo: se a sua empresa vende roupas, dê dicas de lançamentos da moda e como compor as peças para formar um belo visual.

Oferecer conteúdo personalizado faz com que as pessoas reconheçam sua empresa como especialista na sua área de atuação e passem a confiar mais no seu trabalho. Assim, torna-se mais fácil adquirir produtos ou serviços de você.

Também deve-se mesclar texto e imagens em suas publicações pois essa modalidade de postagem são sempre as mais lidas. Afinal, a imagem é a primeira coisa que chama a atenção do leitor enquanto ele visita a sua rede social.

Busque utilizar sempre imagens atrativas para melhorar o desempenho das suas campanhas. Neste ponto, vale mais uma dica: imagens de pessoas funcionam muito bem para chamar a atenção, pois geram empatia.

As redes sociais são, comprovadamente, uma oportunidade gigantesca de atrair mais clientes e realizar bons negócios entre pessoas e empresas de todos os portes. Com estas dicas e ações simples, você já pode começar a transformar a forma de se relacionar com seus clientes e gerar bons resultados.

Por que prospectar nas redes sociais?

Para começar a responder a essa pergunta, vamos trazer alguns números: somando o número de usuários do LinkedIn e do Facebook, temos 1,2 bilhões de pessoas – ou seja, 1/7 da população mundial. Você consegue imaginar quantos potenciais clientes fazem parte desse número?

Usar as redes sociais é fundamental para alcançar o seu público-alvo hoje em dia, já que não é possível mais ser conhecido apenas utilizando blog e mídia tradicional. Além disso, seus concorrentes com certeza devem estar explorando esses canais – e você não quer ficar para trás, certo?

 

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