POR QUE INVESTIR EM MÍDIA É TÃO IMPORTANTE?

Apostar em uma comunicação criativa é a chave para o sucesso. E utilizar as ferramentas certas faz parte do processo. Atualmente, as redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter são os principais canais de informação, superando inclusive as mídias tradicionais. Por esse motivo, muitas empresas já estão notando a importância de marcar presença no mundo digital.

Isso porque as pessoas estão mais conectadas do que nunca e recorrem às redes para se informar sobre notícias, marcas, restaurantes, livros, hotéis, serviços e tudo o mais que desejam. É nas redes sociais que elas fazem críticas e elogios. Afinal, hoje as redes podem ser consideras os cartões de visita das empresas, e ninguém quer um “cartão” bagunçado ou que deixe o público sem resposta, certo?

Conforme já ressaltamos em nosso artigo, Marketing Digital: Tudo o que você precisa saber em 1 só lugar, mais de 50% das pessoas usam celulares para acessar a internet, e as redes sociais são mais procuradas do que sites. Ou seja, já está mais que na hora de investir e profissionalizar suas redes. Entretanto, apenas criar perfil não é suficiente. É necessário também possui uma identidade visual e manter as páginas atualizadas. Abaixo você pode conferir mais alguns motivos para investir em mídia social e manter o seu negócio sempre online. o/

Envolvimento

Trabalhar com a emoção, humanizar a marca e mostrar ao cliente como ele é importante para a empresa é essencial. Com criatividade e um bom planejamento as mídias podem ser usadas para despertar interesse, curiosidade e chamar a atenção do público. Podem ser feitas campanhas, enquetes, promoções e outras ações divertidas e descontraídas para aumentar o envolvimento e participação dos clientes. Empresas não são apenas marcas, são pessoas, e é com elas que é preciso se relacionar para que seu produto ou serviço tenha mais visibilidade e, é claro, as vendas aumentem e sua marca fique cada vez mais conhecida.

Praticidade

A internet tem o poder de aproximar marcas e público, já que a comunicação é mais rápida e, em alguns casos, imediata. Por esse motivo o cliente sente-se valorizado. Sem falar que, é o público e a interação com ele que mostra o que está bom e o deve melhorar nos serviços prestados ou produtos ofertados pelo seu negócio.

Mídia Espontânea

Marcas que utilizam as redes sociais com inteligência, não apenas aumentam suas vendas, como conquistam aliados e garantem mídia espontânea, ou seja, fazem a propaganda ou divulgação de sua marca sem ter que pagar anúncios. Isso mesmo! Clientes satisfeitos irão divulgar sua marca e falar positivamente sobre suas experiências. Ou seja, seu cliente é a sua melhor propaganda.

Custo X Benefício

O simples fato de ter uma conversa mais ágil pelas redes sociais economiza tempo e dinheiro, e ainda mostra ao cliente que existe uma equipe qualificada para atendê-lo. E vale ressaltar que, para que você possa inserir sua empresa nas redes não é preciso desembolsar um centavo, já que o acesso é gratuito. Entretanto, conforme já citamos acima, suas páginas serão o seu cartão de visita e investir numa equipe treinada que será destinada a criar e gerenciar o seu conteúdo é essencial. Esse investimento, se acompanhado de um bom planejamento, vai valer muito a pena porque pode gerar resultados financeiros e fortalecer a marca.

Confira abaixo alguns dados que confirmam a importância de estar presente na internet investir em mídias sociais:

 - Em 2018, a publicidade online vai alcançar os US$ 76 bilhões, superando a TV que vai ficar com US$ 72 bilhões.

- 55% das empresas vão manter os investimentos em marketing digital esse ano. 39% vão aumentar e apenas 6% vão reduzir.

- Em 2017, os vídeos já representam 69% do tráfego online. Até 2019 esse número deve subir para 80%.

- 200 milhões de usuários compartilham nove mil fotos por segundo.

- 75% dos jovens não leem quando sites tem textos e fotos. Esse número sobe para 96% quando é apenas texto.

Nós sabemos que mesmo apresentando tantas vantagens, para muitas pequenas e médias empresas, o que mais pesa na hora de pensar em estratégias de marketing digital é o orçamento disponível para investir. Então vamos falar em números?

Quais serão os custos do projeto de marketing?

O primeiro passo na organização do orçamento é saber o que precisará ser custeado no desenrolar das campanhas. Afinal, distribuir o orçamento só é possível quando se mapeiam todos os pontos que requerem investimento.

No geral, será preciso custear o seguinte:

Profissionais e serviços. Pagamento para os contratados, para colocar as atividades em prática: agências, freelancers, salário do funcionário da empresa.

Mídias e ferramentas. Várias formas de marketing e comunicação digital têm acesso gratuito, mas outras exigem investimento: links patrocinados, anúncios no Facebook, banners e ferramentas de disparo de e-mail, por exemplo.

Infraestrutura. Gastos com computadores, instalação de softwares, câmeras, estações de trabalho; enfim, todo o equipamento necessário para desenvolver o planejamento dentro da empresa.

Links Patrocinados | Quanto custa?

Para utilizar estratégias como links patrocinados e anúncios no Facebook é necessário desembolsar uma quantia. Os orçamentos são flexíveis e não há uma regra preestabelecida de quanto você deve pagar em cada caso.

As ferramentas permitem valores bastante acessíveis, mas, é claro, quanto mais for investido, maior será a visibilidade e o alcance da sua campanha.

Facebook Ads: O orçamento mínimo total é de 1 dólar por dia. No entanto, esse valor deve ser pelo menos duas vezes maior que o valor estimado de custo por clique (CPC). Ou seja, se o CPC estimado para a sua campanha for de 3 dólares, o seu orçamento diário mínimo deve ser 6 dólares.

Se o modelo de anúncio for pago por impressões (CPM), o orçamento diário mínimo também é de 1 dólar. O valor definido no CPM vale por mil impressões do anúncio.

Você também pode estipular um orçamento integral e o Facebook trabalhará com o seu anúncio enquanto houver investimento. O pagamento pode ser feito por PayPal, cartão de crédito (internacional) ou boleto bancário.

Google Adwords: Os orçamentos para campanhas no Google Adwords também são diários e, assim como no Facebook Ads, você define lances para o custo por clique ou para o custo por impressão. O Google não define um valor mínimo para o orçamento diário. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito, cartão de débito ou boleto bancário.

Ferramenta de disparo de e-mail marketing: Existe uma infinidade de ferramentas de disparo de e-mail marketing no mercado. Algumas, inclusive, com versões gratuitas. Contudo, para disparos para um grande volume de endereços, contratar uma ferramenta pode ser uma opção mais segura.

Com a variação de empresas e serviços, também vem a variação de faixas de preços. Antes de escolher, confira os recursos e as possibilidades de cada uma, avaliando o custo-benefício de acordo com suas necessidades.

Por fim, vale ressaltar que outras mídias pagas – como publieditorial e banner – não têm valor fixo, variando conforme o site, blog ou portal anunciante.

Dados do Portal Uol.

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