WHATSAPP BUSINESS: QUAIS VANTAGENS IRÁ TRAZER AO SEU NEGÓCIO?

WhatsApp Business finalmente é lançado e promete revolucionar a maneira como a sua empresa comunica com o seu cliente! Quer saber mais? Então o nosso artigo dessa semana é para você.

Já fazia um tempo que o WhatsApp Business estava em fase de teste, mas agora finalmente virou realidade. Essa é uma tentativa do aplicativo de se tornar cada vez mais presente no mundo corporativo. Essa nova funcionalidade é uma espécie de extensão do aplicativo na versão que nós já conhecemos, porém apenas para contas corporativas.

É uma forma excelente para os empreendedores separarem um contato profissional do seu contato pessoal, além de permitir algumas funcionalidades específicas.

 

Uma outra novidade que chegou juntamente com a ferramenta é que o ícone de gancho de telefone agora foi substituída pela letra “B”, mas as demais características que constroem o visual do aplicativo continuam semelhantes à versão que nós usamos atualmente.

Novas funcionalidades

WhatsApp Web

O aplicativo agora oferece uma versão para desktop, o que facilita o gerenciamento do perfil da sua empresa no WhatsApp.

Tipo de conta

A partir de agora você será listado como um perfil empresarial. Ou seja, todos os usuários que você contatar vão saber que estão conversando com uma empresa. Posteriormente, algumas empresas também conseguirão o selo de verificação. 

Análise de Informações - Métricas

Com o WhatsApp Business a empresa terá acesso a informações sobre o uso do aplicativo – bem similar da forma como funciona atualmente-, como por exemplo a quantidade de mensagens que foram enviadas, quantas foram entregues e até mesmo lidas na sua conta corporativa.

Perfil da empresa

Assim como já acontece com os seus usuários, contas corporativas também terão um perfil no aplicativo. Porém, será possível acrescentar neste perfil diversas informações específicas do seu negócio como por exemplo: a localização, qual é o tipo de empresa, breve descrição, qual é o site e endereço de email.

Migrar as suas conversas

Esse recurso é destinado para aqueles que já usam o Whatsapp como ferramenta de atendimento ao cliente. Será possível migrar a sua conta antiga e todas as suas conversas para o novo aplicativo. o/

Respostas Automáticas

Tá aí uma funcionalidade que todo mundo estava precisando! No WhatsApp Business há a possibilidade de deixar programado mensagens automáticas caso a empresa receba alguma mensagem fora do expediente. Nessa mensagem é possível incluir emojis e todas as outras funcionalidades de edição que já conhecemos. Além disso, será possível fazer o agendamento de dia e horário que a mensagem será disparada.

  • De acordo com pesquisa da Mobile Ecosystem Forum (MEF) com seis mil usuários de mobile, o Brasil é o segundo maior país em uso do WhatsApp, atrás apenas da África do Sul.
  • Segundo relatório divulgado pela entidade, 76% dos assinantes móveis no Brasil fazem uso regular do WhatsApp. Rafael Kiso, fundador da mLabs e especialista em marketing digital, comenta que a tendência é de que a plataforma seja um canal rápido entre cliente e marca, e abrirá possíveis ações para estratégias digitais.
  • A versão corporativa do app, segundo seus criadores, também é gratuita e desenvolvida para atender as necessidades de uma pequena empresa. O serviço havia sido anunciado há alguns meses, quando o WhatsApp percebeu que há um tempo considerável muita gente vinha utilizando a ferramenta de comunicação para fins comerciais.
  • De acordo com a consultora Tatti Maeda, o Whatsapp tornou-se, antes mesmo de sua versão business, uma ferramenta utilizada em estratégias de fidelização junto ao público-alvo de pequenos e médios negócios. “Mas com a chegada do aplicativo dedicado especialmente para esses alvos, a usabilidade e recursos ofertados ajudam a tornar a relação entre empresas e audiência muito mais profissional”, diz Tatti.
  • “Com esta gama ampla de possibilidades vejo um momento novo e repleto de possibilidades excelentes para se trabalhar com afinco o ‘costumer centric’, estratégias que visam a experiência positiva para o cliente antes e depois da venda, e que ajudam muito a fortalecer pontos como retenção e lealdade a marca”, reforça a consultora.

Dicas sobre o uso da versão empresarial do aplicativo:

Linha dedicada
Tenha um nº para o Whatsapp pessoal e outro para o corporativo. Linhas diferentes para objetivos diferentes. No perfil criado para negócios é importante utilizar o logotipo da marca, o que torna a relação clara entre a empresa e os clientes. Com a conta comercial você poderá incluir endereço, descrição da sua empresa, e-mail e website.

Chatbots
Você poderá criar mensagens que serão apresentadas quando o perfil comercial estiver ausente, ou uma mensagem de boas-vindas quando um cliente entra em contato com você. Nem sempre é possível estar conectado e poder contar com este tipo de recurso, ajuda a manter a qualidade no atendimento.

Número Fixo
Para quem já utiliza um número de telefone fixo, e que as pessoas já estão habituadas a contactar, será possível que os clientes deixem mensagens para verificação do número cadastrado.

Segurança
Você pode utilizar WhatsApp e WhatssApp Business em um mesmo aparelho: basta instalar as duas versões. Isso mantém mais seguro e resguardado os números que são de seu relacionamento pessoal e profissional. Sem riscos maiores de “engano” no envio de mensagens.

Etiquetas
Você pode criar tag’s para organizar e concentrar as mensagens em grupos para que isso agilize a busca por clientes. Digamos que você tenha uma “boutique” de serviços : será bem fácil manter em grupos , para passar informações, tirar dúvidas e manter um diálogo assertivo criando confiança alta na conquista pelo cliente.

Fonte: Meio $ Mensagem

O WhatsApp Business, versão do aplicativo de mensagens do Facebook para empresas, chegou oficialmente ao Brasil na quinta-feira, 25. Inicialmente limitado aos usuários de Android, a ferramenta já estava disponível, desde a semana retrasada, nos Estados Unidos, Itália, Indonésia, Reino Unido e México.

Nós do SiteNauta adoramos a novidade e já estamos aderindo à novidade. E você, o que achou dessa nova versão do Whatsapp? Conta para gente aqui nos comentários!

 

Voltar