5 DICAS PARA VENDER MAIS USANDO MARKETING DIGITAL

Nos últimos anos a internet se tornou parte integrante da vida dos consumidores brasileiros. O crescimento do Google como fonte de informação na hora de pesquisar por novas marcas e produtos, assim como a popularização das redes sociais para troca de experiências e impressões, mudaram a forma como o brasileiro compra. Se no passado ter um site era uma forma de se diferenciar da concorrência, atualmente investir em marketing digital se tornou essencial para conquistar novas vendas e mercados.

Ou seja, se a sua empresa ainda não investe em estratégias e ferramentas de marketing digital, é bem provável que você esteja perdendo potenciais clientes para aquele cara (aquele mesmo, que é uma pedra no seu sapato e no seu faturamento). Mas calma, nem tudo está perdido e foi pensando em te ajudar a virar o jogo que escrevemos essas cinco dicas.

Vamos começar?

1.       Identifique o seu mercado

Como o seu público-alvo pesquisa na internet? De que maneira ele procura pelo seu produto nos buscadores como Google, Yahoo ou Bing? Falando nisso, quem é seu público-alvo? Se você não souber as respostas para essas perguntas, sugerimos que pare e pense sobre elas o quanto antes.

A definição de um público-alvo e da persona que o representa é o primeiro passo para um marketing digital bem feito, pois é nela que você vai focar os seus esforços online, garantindo mais resultados com um valor de investimento menor. Uma vez estabelecidos seu público-alvo e sabendo quem é a persona que você deve trabalhar, coloque-se no lugar dela e pense em que termos ela pesquisaria para encontrar sua empresa e no que ela busca ao procurar pelo seu produto, definindo assim as palavras-chave que você deve trabalhar no seu site.

Para saber mais sobre esse assunto, confira nossos 8 passos simples para sair do mercado off-line e vender mais.

2.       Saiba aonde está o seu público

Não adianta ter uma página no Facebook se seu público-alvo acessa o LinkedIn ou não utiliza redes sociais. Uma persona bem definida é essencial para te ajudar a entender como o seu público-alvo navega na internet.

Além de identificar a maneira como seu público pesquisa nos buscadores, através da persona você consegue estabelecer quais os portais de notícias ele usa, se acessa alguma rede social, se utiliza o e-mail marketing como fonte primária de comunicação dentro do ambiente de trabalho, entre outros padrões de comportamento online.

3.       Defina seu orçamento

Sim, é (bem) importante que você saiba quanto pode investir em marketing digital sem comprometer o seu faturamento por um motivo bem simples: estratégia. Com um orçamento bem delimitado você define quais ferramentas e mídias poderá incluir na sua estratégia digital, bem como valor de lance diário e frequência de exibição de anúncios no Google Adwords, objetivos de campanhas nas redes sociais, por exemplo.

A maneira ideal de determinar o orçamento disponível para investimentos em marketing - inclusive digital - é estabelecer um percentual mensal do faturamento total da sua empresa que será utilizado para esse fim. Segundo pesquisa realizada pela revista Exame, empresas consolidadas no mercado e com boa efetividade em vendas investem de 3% a 5% de seu faturamento em marketing. Empresas pouco conhecidas ou em fase de abertura de mercado investem de 5% a 8%.

4.       Invista em um bom site

Como falamos anteriormente, na busca por informações o consumidor costuma utilizar palavras-chave que estejam diretamente relacionadas ao produto que deseja adquirir ou serviço que precisa contratar e quanto melhor estiver posicionado o seu site entre as opções apresentadas, maiores são as chances de que o usuário acesse seu link.

Aqui na agência, por exemplo, estamos sempre de olho nas tendências de marketing digital para entregar aos nossos clientes sites que que estarão bem posicionados já na busca orgânica do Google. Para isso, buscamos otimizar a experiência de navegação do usuário utilizando layouts responsivos e conteúdo desenvolvido com base em técnicas de SEO (https://resultadosdigitais.com.br/blog/vendas-online/).

5.       Acompanhe os resultados

O retorno financeiro só vira se você estiver se comunicando com seu público da maneira e no lugar correto. Por isso, verifique constantemente os dados e estatísticas apresentados pelas redes sociais e analytics, só assim você terá certeza que seus esforços estarão te trazendo resultados.

É possível que você aprenda e perceba coisas bem interessantes a respeito do seu público, como, por exemplo, que horário em que sua persona mais busca na internet é às 21 horas da segunda feira ou que o seu cliente está em uma faixa etária bem diferente da que você estabeleceu.

Aqui na agência realizamos reuniões mensais para apresentação de resultado para nossos clientes e análises semanais das informações que estamos obtendo com cada estratégia. Procuramos realizar testes de público e formatos constantemente para termos certeza que traremos aos nossos clientes o melhor retorno.

 

Caso você precise de uma ajuda para começar, acesse nossa ferramenta de diagnóstico online ou entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ajudar a sua empresa a crescer.

  

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