20 dicas fantásticas para quem quer fazer marketing no Facebook!

A presença da sua empresa no Facebook será notada por muitas pessoas que se interessem pelo seu segmento. Essa experiência deve ser bastante vantajosa e produtiva. Por isso, a mensagem que a sua empresa passar deve ser cativante, interessante e descontraída. Dessa forma, o seu público-alvo vai interagir de uma forma positiva. E se você está começando agora a usar o Facebook como uma ferramenta de marketing, aproveite as dicas que separamos para você:

1 – Defina um objetivo

O passo inicial para quem é novo no Facebook é iniciar um projeto para que você consiga aumentar a sua audiência, afinal o propósito de estar no Facebook é expor o seu conteúdo às pessoas certo? Mas isso não vai acontecer se você não tiver nenhum fã. Por isso, comece investindo em conteúdo de qualidade, pois isso fará com que a sua página torne-se uma referência no assunto.

2 – Invista em trocas

Quando você pede o endereço de e-mail de um usuário, por exemplo, e em troca disponibiliza um e-book sobre mídias sociais, você melhora os contatos da sua base e os seus fãs acabam adquirindo conhecimento. Ou seja, todo mundo sai ganhando!

3 – Seja claro e direto

Os usuários do Facebook estão muito acostumados com uma linguagem rápida e bastante objetiva. Por esse motivo, se você planeja chamar a atenção do seu leitor, persuadi-lo a participar de uma promoção ou evento, não enrole! Use sempre uma linguagem muito clara e breve. Mesmo não possuindo limite de caracteres como no Twitter, as postagens curtas fazem muito sucesso no Facebook.

4 – Utilize uma conta no Facebook para anunciar

É bem difícil, mas não é impossível anunciar no Facebook mesmo não tendo uma conta. Dessa forma, o seu anúncio irá aparecer somente na coluna da direta na rede social. Se você planeja obter destaque na página de notícias dos usuários, o mais indicado é utilizar um cadastro no Facebook.

5 – Arrisque!

No Facebook, quando um fã curte ou comenta um post seu, os amigos desse fã irão visualizar a atividade. Baseado nisso, pare para pensar na enorme divulgação que a sua marca vai ter, levando em conta que os seus anúncios aparecem também para aqueles que ainda não curtiram a página da sua empresa. Se uma corporação resolve aumentar o seu orçamento para anunciar nessa rede social, ela certamente aumentará a sua audiência.

6 – Aproveite o espaço para divulgar

Utilize e sua fanpage para divulgar um evento ou um aplicativo que você tenha desenvolvido e não apenas para expor seus produtos.

7 – Use imagens em seus anúncios

No Facebook, as imagens são essenciais! Além de ajudar no engajamento, elas destacam o seu anúncio entre as informações que estão na página de notícias dos usuários.

Atualmente, o Facebook permite adicionar até seis imagens por anúncio e ter um número bom de imagens ajuda a construir um anúncio eficiente.

8 – Tenha cuidado com o tamanho das imagens

No Facebook você pode utilizar fotos variadas para cada área da sua fanpage (foto de perfil, foto de capa, anúncio...), por isso, todas as vezes em que for publicar uma postagem, verifique se a imagem que você vai postar está no tamanho certo, afinal, você não quer divulgar algo e logo em seguida descobrir que a resolução não ficou legal.

9 – Escolha o seu público

O Facebook disponibiliza ótimas ferramentas para que você consiga definir o seu público. Nos anúncios segmentados é possível definir características importantes como localização, idade, gênero, status de relacionamento, idioma, grau de instrução, etc. Fora essas características, também há a possibilidade de “conhecer” melhor os seus possíveis clientes a partir de outras categorias, clicando na seção “mais categorias”.

10 – Chame clientes para a sua empresa

Filtrando pessoas que moram próximas à sua empresa, você pode aumentar a possibilidade que eles venham conhecer o seu espaço físico.

11 – Invista em bom conteúdo sempre!

Se você criou uma página no Facebook apenas para divulgar seus produtos e serviços, é melhor que você mude agora mesmo de objetivo. Um bom conteúdo aumenta o número de seguidores! Conforme comentamos no início desse artigo, sua linguagem deve ser cativante e criativa, pois a maior parte dos seus leitores só vão se interessar pelo seu anúncio se ele tiver um título de destaque.

12 – Invista em vídeos

Os vídeos são ótimas opções para quem pretende aumentar o engajamento de sua marca com os seus fãs! As estatísticas que apontam o quanto essa modalidade de mídia está aumentando a cada dia são impressionantes!

13 – Não enrole

Essa é uma dica muito importante para que você consiga destaque com o seu anúncio. Utilize, preferencialmente, uma média de 100 a 200 caracteres. Para não ter erro, pratique a boa e velha tática de informar muito com o mínimo de palavras!

14 – Mantenha-se atualizado

Você deve se manter interessante para os seu fãs e seguidores. Por isso, altere a foto de capa de acordo com algum evento ou estação do ano, por exemplo. Além disso, utilize esse espaço também para promover suas novidades e eventos.

Vale também acrescentar que postar com frequência é muito importante para que o seu público continue interagindo com a sua página. Mas lembre-se, sem excessos! Busque sempre distribuir suas postagens ao longo da semana.

15 – Mensure o seu sucesso através dos relatórios do Facebook

O Facebook disponibiliza relatórios super completos para que você tenha acesso a diversos dados como: quais foram os seus posts que tiveram mais acesso, quais deles foram mais compartilhados e quais tiveram mais curtidas/reações. Esses dados irão te ajudar a mensurar se você está fazendo um anúncio ou um post corretamente.

Com esses dados em mãos, é possível analisar se você está tendo o retorno esperado. Se for o caso, continue o que estava fazendo. Do contrário, pense em novas estratégias para melhorar a sua tática de marketing!

16 – Marque pessoas ou páginas

A inclusão de tags contendo nomes de pessoas em seus posts é uma ótima forma de melhorar o alcance do seu anúncio, principalmente se você trabalha com outras organizações. Assim que os usuários marcados visualizarem sua postagem, as chances de outras empresas a compartilharem vai aumentar bastante. Para fazer isso você só precisa digitar @ que, em seguida, irá aparecer sugestões de nomes para você poder marcar.

17 – Use hashtags (#)

O uso de hashtags  no facebook não é tão eficaz como no Twitter, mas também tem um papel importante na rede social do Tio Mark, pois elas vão te ajudar a promover alguma campanha, por exemplo. Além disso, vai ficar bem mais fácil conhecer a opinião do seu público acerca de um post que você está divulgando.

18 – Compartilhe testemunhos no Facebook

Busque sempre promover enquetes em sua fanpage e publique o testemunho dos seus clientes para garantir ainda mais credibilidade à sua marca.

19 – Faça perguntas

Os seus clientes adoram serem ouvidos. Portanto, tente saber a opinião deles sobre os assuntos que você publica em sua fanpage. Mas não esqueça, faça perguntas simples, pois não são todos que têm tempo para escrever muito nas redes sociais.

20 – Pense fora da caixa

Experimente participar de campanhas que estão fazendo sucesso no Facebook. Além de ajudar na qualificação da sua imagem, você estará aumentando a interação com outros fãs e marcas.

Gostou dessas dicas? Então acompanhe nosso blog pois iremos fazer uma parte 2 com ainda mais dicas. ;)

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