20 dicas fantásticas para quem quer fazer marketing no Facebook! Parte #2

Na semana passada já trouxemos 20 dicas valiosas para quem deseja começar a utilizar o Facebook como ferramenta de Marketing Digital. Porém, a rede possui tantas vantagens que resolvemos trazer mais 20 dicas para você. Vamos lá?

01 - Faça do seu fã um usuário VIP

Sempre que possível poste conteúdos exclusivos em sua página. Dessa forma, os seus fãs vão se sentir importantes para a sua empresa! Busque publicar informações que não serão encontradas em nenhum outro lugar além da sua página, para que somente seus seguidores tenham acesso àquelas informações.

02 – Dê voz ao seu público

Utilizar em sua página os conteúdos que seus seguidores enviam por e-mail ou por mensagem no Facebook é uma maneira excelente de aumentar a interação entre os seus seguidores. Sempre dê prioridade para aquilo que seu público tem a dizer.

03 – Utilize citações

Citar frases de escritores ou personalidades famosas ajudam muito no engajamento com o público. Por isso, não deixe de publicar frases com imagens para aumentar o destaque da sua postagem!

04 – Use e abuse dos memes

A utilização de memes trazem excelentes resultados! Além disso, são fáceis de criar e também são muito populares. Quando você investe nessa divertida estratégia, a probabilidade de você obter êxito com os seus anúncios irá aumentar bastante. Mas é claro, sempre acompanhando conteúdo de qualidade.

05 - Varie as formas de publicação de conteúdo

Busque alternar links, imagens, vídeos e textos. Tal variedade de conteúdo irá aumentar o engajamento do seu público. As atualizações de status de múltiplas formas dão muito mais riqueza para a sua página.

06 – Jamais esqueça da regra dos 80/20

Para quem nunca ouviu falar a respeito dessa regra, ela é bem simples: 80% das suas publicações devem gerar algum valor para o seu usuário e somente 20% dos posts podem ser de promoções. Ou seja, a cada 10 posts que você publicar, 2 deles servirão para a divulgação de seus produtos e serviços. O restante deve conter informações relevantes para que gerem engajamento.

07 – Humanize o seu conteúdo

A linguagem utilizada em sua página deve ser próxima do leitor. Isso fará com que seu relacionamento com a sua audiência melhore a cada dia pois as pessoas irão se identificar com a sua marca. Seu público sempre vai preferir conteúdos atraentes e passíveis de interação.

08 - Responda todos os comentários

Quando você responde aos comentários de seus seguidores em sua fanpage, você está demonstrando interesse por aquilo que eles tem a dizer e preocupação em sempre atendê-los bem.

09 – Procure não utilizar linguagem técnica

O seu público mais segmentado até pode se identificar com expressões mais técnicas. Porém. Grande parte da sua audiência pode não entender nada daquilo que esteja lendo em sua página e assim, irão perder o interesse.

10 - Compartilhe a felicidade dos êxitos com os fãs

Busque sempre celebrar o sucesso de curtidas ou número de fãs através de posts comemorativos. As pessoas sentem muito mais firmeza em uma marca ou nas informações prestadas quando estas apresentam números.

11 – Dê recompensas aos seus fãs

Quando puder, realize promoções de envios de fotos, frases, áudios, e utilize estes conteúdos enviados de forma a recompensar os vencedores, publicando imagens estilizadas dos fãs que enviaram fotos, ou clipes, músicas, etc. Promoções e sorteios costumam funcionar bastante. ;)

12 – Ajude quem precisa de auxílio

O Facebook possui uma Central de Ajuda. Nesse ambiente, diversas pessoas fazem perguntas sobre assuntos diversos, o que acaba sendo uma ótima oportunidade para que você se apresente, informe qual é o seu trabalho e como poderá oferecer uma solução para este usuário. Essa é uma ótima forma de fazer com que as pessoas falem bem da sua empresa/marca e o melhor, de uma forma orgânica e espontânea.

13 – Não deixe passar em branco as datas comemorativas

Páscoa, dia dos namorados, dia das mães, natal… existem muitas datas comemorativas no Brasil que oferecem grandes oportunidades para postagens temáticas de acordo com estes assuntos.

14 – Atente-se a conteúdos que não agradam seus fãs

Esteja sempre de olho nos feedbacks negativos dos seus fãs. Essa ação simples vai te ajudar a definir se a quantidade de postagens ou a qualidade destas estão realmente agradando à sua audiência ou se estão contribuindo para a negativação da imagem da sua marca. Não esqueça, no Marketing Digital você deve acompanhar constantemente às métricas e resultados obtidos por suas ações.

15 - Utilize eventos para melhorar o seu engajamento

Eventos como jogos de futebol importante, shows, carnaval, etc, ou qualquer evento que possa envolver comparações ou disputas, são ótimos trunfos para chamar a atenção da sua audiência.

Por isso, instigue seus seguidores para dar palpite a respeito de quem será a melhor banda do Rock In Rio ou qual escola de samba será a grande vencedora do carnaval...

Essa estratégia costuma funcionar bastante pois as preferências da audiência estão diretamente relacionadas às emoções, o que fará com que eles queiram colocar suas opiniões pessoais neste tipo de interação.

16 - Utilize enquetes

A área “perguntas” do Facebook acabou sendo extinto, mas isso não quer dizer que você deva parar de ouvir o feedback de seus seguidores.

Ainda existem diversos recursos que podem ser utilizados para a realização de enquetes na rede social. As enquetes são uma ferramenta poderosa para que você consiga identificar o que mais agrada os seus usuários e o que os desagrada também.

17 - Altere sua foto de capa com frequência

Imagens são bem mais eficazes para obter interação com o público do que textos. Por isso, a troca de foto da sua capa é tão importante quanto as alterações de status e fotos de perfil. A alteração da foto de capa normalmente gera altos índices de interação e funcionam muito bem para anúncios de promoções e demais eventos relevantes.

18 - Poste com frequência e consistência

Quando você publica com muita frequência, você pode desagradar os seus seguidores devido ao excesso de informação. Por isso, esteja atento à frequência de suas publicações.

Claro que você não deve “sumir” por dias do Facebook, mas sempre sobreponha a qualidade à quantidade. Postagens sem conteúdo relevante e em excesso são muito chatos!

19 - Não seja repetitivo

Mesmo que seu conteúdo seja interessante, evite se repetir nas postagens. Quando você publica assuntos repetidos pode acabar arranhando a imagem da sua marca.

Tenha como regra: se uma determinada publicação não trouxe o resultado esperado, não adianta insistir, acredite. Nesse caso, parta para outra e pense em algo novo e eficiente.

20 - Crie títulos para os posts com links

Quando você cria um post que contém um link, o título, assim como a miniatura da imagem que aparece para o usuário, é criado de forma automática pelo Facebook.

Por isso, busque criar algo bem atraente para o usuário e personalize a postagem com imagens e chamadas melhores do que os padrões oferecem. No Facebook você pode personalizar o post da forma que bem entender, então aproveite!

Voltar