Afinal, qual a importância do marketing digital?

Não é nenhuma novidade que graças a internet e a globalização, hoje em dia as pessoas têm acesso à informação quando e onde estiverem, através de seus computadores, tablets ou celulares. O que alguns chefes de grandes empresas ainda não percebem é o quanto as redes sociais, por exemplo, podem ser fatores influenciadores para a imagem de seus negócios. Os comentários e recomendações de consumidores de uma empresa muitas vezes passam mais confiança e credibilidade do que relatos de chefes e diretores.

Por que é tão importante trabalhar bem o marketing digital de sua empresa?

Você sabe quais são os benefícios de fazer marketing digital bem feito? Simples: clientes satisfeitos com seu negócio irão elogiar a empresa e publicar comentários positivos de suas experiências. Isso trará novos consumidores e irá auxiliar a sua empresa a construir um relacionamento longo e duradouro com seus clientes e potenciais clientes.

Mas é importante ressaltar que nem tudo são flores! Isso porque da mesma forma que a internet e as redes sociais podem funcionar de forma positiva quando uma empresa tem clientes satisfeitos, os clientes insatisfeitos podem prejudicar a reputação da sua empresa caso tenham passado por alguma experiência negativa.

Por este motivo, é muito importante que você entenda os seguintes pontos abaixo que separamos para você:

Encoraje o engajamento dos clientes através das redes sociais

Conquistar novos clientes através das redes sociais está mais fácil, pois as redes sociais permitem mais interação entre empresa e clientes, o que é ótimo para criar um relacionamento a longo prazo. Entretanto, lembre-se que você deve fornecer conteúdo relevante e de qualidade à sua audiência, do contrário, você corre o risco de se tornar chato e irritar seus seguidores.

Quanto mais likes, melhor!

Muitas empresas não desejam aumentar a sua credibilidade no meio online e sim, apenas vender seu peixe, o que é muito chato. Por isso ressaltamos aqui: crie conteúdos interessantes, dinâmicos e que estimulem a participação dos seus leitores através de comentários, conversas, curtidas e compartilhamentos deste conteúdo. Dessa forma, além de ter maior presença no mundo online, sua empresa terá mais credibilidade e fixará a marca na cabeça de seus seguidores.

O melhor de tudo isso é que as redes sociais não demandam grandes investimentos e podem gerar um aumento de tráfego para seu site. Bacana, não é mesmo? Por isso, mantenha os clientes informados de seus descontos, promoções e novidades da empresa. Ofereça cupons de promoções online para atrair clientes para sua loja física e estimular a participação de clientes, tanto no meio online quanto no offline!

Saia na frente da concorrência

A cada dia que passa empresários têm percebido a importância do meio digital e direcionado grandes investimentos para desenvolver ações de marketing que envolvem SEO, Google AdWords, redes sociais e outras formas de divulgação de produtos e serviços online. Esta é a razão pela qual grandes empresas aumentam a competitividade do mercado, saindo na frente daqueles que estão despreparados e (ainda) não apostam suas fichas no meio online.

O que muitos não sabem é que as possibilidades de se trabalhar o marketing digital são infinitas e permitem que pequenas empresas, com poucos investimentos, consigam entrar na corrida com grandes empresas. Você pode, por exemplo, utilizar a ferramenta de "Alertas do Google" para saber o que está saindo na internet sobre sua empresa e sobre os concorrentes. Desta maneira você pode adaptar suas estratégias para estar sempre à frente da concorrência e melhorar seus resultados.

A reputação do seu negócio é tudo

Uma boa reputação é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Sem a confiança dos clientes nenhuma empresa sobreviverá no mercado competitivo que existe hoje em dia, pois é notável que, ao longo dos últimos anos, a reputação online das empresas tem se tornado algo cada vez mais importante.

Uma boa reputação com indicações de clientes satisfeitos ajuda a empresa a se diferenciar dos seus competidores e concorrer com grandes empresas no mercado. Mas como construir uma boa reputação online? Garanta que sua empresa se comunique frequentemente com seus clientes, seja através de e-mail marketing, redes sociais ou outros meios online e que os desejos e necessidades dos clientes sejam sempre atendidos da forma mais rápida e eficiente possível!

Conheça o seu mercado

A realização de um planejamento de marketing detalhado permite que o empresário conheça profundamente as necessidades do mercado em que atua. É nesse momento da pesquisa que, possivelmente, surgirão ideias inovadoras para propor soluções criativas para as dificuldades e carências do nicho em que está inserido.

Seria praticamente impossível conseguir tantas informações sobre o negócio e o mercado de atuação sem a realização de pesquisas e elaboração de um planejamento de marketing adequado. Os clientes anseiam por essas soluções e você pode oferecê-las, conhecendo profundamente o mercado.

Sem falar na concorrência! Somente através da realização de uma pesquisa mais detalhada, o empresário pode reconhecer falhas existentes nos processos, pontos fortes e o mais importante, descobrir segredos que levaram o concorrente a se destacar e obter o sucesso em seu segmento de atuação.

Tenha metas e objetivos claros

Todo esse entendimento vai ajudar a definir objetivos e prazos realistas, assim como quais conteúdos devem usar usados, para incluir Marketing de Conteúdo no projeto.

Desenvolver um planejamento de marketing significa conhecer o mercado e o público-alvo o suficiente para compreender o que precisa ser feito para se destacar em seu nicho de atuação escolhido, apresentando soluções criativas que supra a carência das necessidades existentes. Isto não acontecerá necessariamente da noite para o dia, mas vai depender da persistência e velocidade em que forem aplicados e mensurados os resultados.

Dessa forma, o planejamento de marketing permite apresentar objetivos concretos e, baseado em pesquisas, traçar metas reais, tangíveis e alcançáveis em um determinado período de tempo. Podemos chamar essa etapa de cronograma de atividades a serem executadas para o alcance do objetivo com maior eficiência.

Métrica de resultados

E por fim, mas não menos importante: nunca esqueça de medir o sucesso de um planejamento de marketing. Esteja sempre ciente de quais são os KPIs de sucesso a curto e a longo prazo do seu negócio, por exemplo.

São as métricas de resultados que dirão se o plano estratégico é adequado ou precisará de correções para redirecionar no rumo dos objetivos definidos.

Sem essas informações ficará difícil tomar alguma atitude com relação ao futuro do negócio, colocando em risco o sucesso do empreendimento a curto, médio ou longo prazo. Nesse ponto, o planejamento de marketing torna-se essencial para dar uma direção que leve o negócio ao sucesso pretendido.

 

 

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