Cinco passos para que você consiga inserir a sua empresa no Facebook e vender mais!

Conforme já dissemos em nosso artigo anterior, dentre todas as estratégias de Marketing Digital que sua empresa pode utilizar para impulsionar seu negócio, estar no Facebook é uma das mais importantes. Por isso, trouxemos algumas dicas para você que está tentando vender mais pelo Facebook. Boa leitura!

1. Divulgando sua empresa no Facebook

A criação de uma página e o preenchimento correto de todas as suas informações são pilares fundamentais para uma estratégia de marketing no Facebook.
Porém, nada adianta você ter uma página impecável e não divulgá-la corretamente, certo? Por isso, tão importante quanto a identidade visual e os objetivos definidos de sua empresa, é a sua empresa possuir uma estratégia de marketing de conteúdo no próprio Facebook.

É importante entender que uma estratégia de divulgação no Facebook possui duas fases:

Primeiro, a etapa de definição de conteúdo e personas. Segundo, a fase de melhoria de performance.

2. Estratégia de marketing de conteúdo para as primeiras postagens

Quem acompanha nosso blog já deve ter aprendido: o Marketing Digital é muito diferente das mídias tradicionais. No rádio ou jornal é mais fácil comprar a atenção do público. Já nas mídias sociais, é preciso conquistá-la. Se o que você publica não for muito atraente para o usuário, não há motivo para ele continuar te seguindo e, menos ainda, para curtir e espalhar sua mensagem. Sua marca deve comunicar o que o cliente quer ouvir, não o que você quer que ele ouça.

3. Quem é seu cliente?

O primeiro passo na hora de definir o tema da sua empresa é pensar no público-alvo, no comprador. Na maioria das vezes o erro já acontece aí: muitas empresas escrevem para si próprias, não para seu público. Ajuda muito nessa etapa a criação de personas, que são nada mais que um personagem que represente seu cliente típico. Pense em perguntas como:

● Quem é o meu potencial cliente? O que ele faz?

● No caso de produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra minha solução? E qual o cargo de quem compra?

● Qual o nível de instrução do meu público? Quais seus desafios e obstáculos?

● Quanto de conhecimento ele já tem sobre o meu mercado? Que tipo de coisa ele se interessaria em aprender sobre o meu setor?

● Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?

● Quem influencia suas decisões?

Essas perguntas vão formar o personagem. Existem empresas que levam isso muito a fundo, dando nomes e criando até mesmo bonecos com a persona. Isso facilita na hora de lançar um novo conteúdo. Antes de escrever, é só pensar e discutir com equipe se de fato o “Joãozinho” se interessaria por isso.

4. Passo a passo para começar a análise de negócios no Facebook

O Facebook Insights, ou a aba Informações, que aparece para o administrador da página, é o local que reúne os dados estatísticos de como se desempenha o seu negócio. Esse local é muito importante para acompanhar cada métrica e para entender e avaliar os resultados de suas ações. A partir desses insights você consegue tomar importantes decisões do gerenciamento do seu negócio na rede.

As abas que formam o Facebook Insights (em inglês) ou “Estatísticas”, são:

● Visão geral

● Curtidas

● Alcance

● Visitas

● Publicações

● Vídeos

● Pessoas

Visão Geral

No dashboard ficam os dados principais da sua página. Funciona como um grande resumo de tudo, dividido em 3 principais campos: “Curtidas na Página”, Alcance das Publicações” e “Envolvimento”.

Nesta aba temos indicadores de desempenho de forma mais generalista, mostrando o crescimento da página com relação à semana anterior. Abaixo dessas três colunas há também o desempenho das últimas 5 publicações e algumas páginas para se acompanhar (benchmarks e concorrentes, por exemplo).

Curtidas

Na aba de curtidas encontram-se informações relacionadas às curtidas da sua página. É importante ressaltar que o fato de o número de curtidas de uma página ser alto, pode ser comumente considerado uma métrica de vaidade, tirando o foco do marketing para o que realmente importa, ou seja, as vendas.

Mas isso não significa que as curtidas não sirvam para nada. O número de curtidas é um importante indicador de performance na rede social, desde que seja trabalhado corretamente.

Total de curtidas na Página até hoje

Como o próprio nome diz, esse índice apresenta o número total de curtidas ao longo da criação da sua página até hoje. Ter fãs em uma página é muito importante, contudo deve-se entender essa métrica de desempenho com pouca relevância, uma vez que dificilmente esse número tende a cair.

Total líquido de curtidas

O valor líquido de curtidas indica o saldo de novos likes menos os que deixaram de curtir.

Onde as curtidas em sua Página ocorreram

Com esse indicador é possível identificar o número de vezes que sua página foi curtida, detalhado por onde isso aconteceu. Ela pode ser comparada ao longo do período e mensurada por “Anúncios”, “Curtidas em sua Página”, “Sugestões de Página”, “Celular sem Categoria” e “Outros”.

Alcance

Nesta aba temos informações básicas sobre quanto suas postagens estão atingindo o público ou o número de pessoas para as quais suas publicações foram exibidas.

Divididas entre alcance orgânico e alcance pago, essa métrica auxilia você a comparar como está sendo o desempenho médio de sua Página ao longo do tempo. Os índices mostram quantas pessoas efetivamente visualizaram suas publicações no feed de notícias ou na própria Fan Page, independente se interagiram ou não.

Curtidas, comentários e compartilhamentos

É possível acompanhar o número de likes, comentários e compartilhamentos que as publicações de sua Página receberam nos últimos tempos.

Ocultar, Denunciar como spam, e descurtidas

Aqui, temos o oposto das métricas acima. Nessa aba encontram-se todas as interações negativas de sua audiência em sua Página, e o objetivo maior é manter essas taxas nos menores níveis possíveis.

Alcance total

O último item dessa aba compreende o número total de pessoas que receberam alguma atividade da sua Página, incluindo publicações, publicações de outras pessoas na sua Página, anúncios para curtir Página, menções e check-ins.
Esse item obrigatoriamente possui índices mais altos que o “Alcance das publicações”, uma vez que reúne também alcances indiretos. É dividido entre alcances orgânicos e pagos.

Visitas

O Facebook também mostra detalhes interessantes sobre Visitas, dividindo a aba em dois gráficos menores: “Visitas à Página e guias” e “Referências externas”.
Essa aba mostra detalhadamente o número de vezes que cada guia, ou seção, da sua página foi visualizada. Também fornece informações sobre referências externas, uma estatística contendo o número de pessoas que encontraram sua página a partir de um site fora do Facebook.

Visitas à Página e guias

Nessa aba é possível verificar as visualizações totais de cada guia durante um determinado espaço de tempo, independente se houve ou não interações. Selecionando uma data específica você terá acesso ao número de vezes em que cada guia foi visualizada naquele dia em especial, além da porcentagem que cada guia representa do total de acessos.

É possível ver todos os dados cruzados no mesmo gráfico ou delimitar uma guia específica para deixar a visualização mais limpa. Se você perceber que determinada seção de sua Página não está recebendo um número esperado de acessos, poderá usar esses dados para tentar aumentar esse índice.

Referências externas

Essa aba traz o número de visitas que sua Página recebeu a partir de um site fora do Facebook. Pode ser através de um link para sua página, de um plugin social do seu site, de mecanismos de busca ou qualquer outra referência.

As referências externas o ajudam a entender como a Página do Facebook pode oferecer a você uma boa presença online. Todos os dados que você adiciona à sua Página, como informações comerciais, conteúdos e publicações, são pesquisáveis na web, e ajudam as pessoas a encontrar sua empresa.

Publicações

Nesta aba temos uma tabela com o histórico das publicações. É interessante para avaliar como tem evoluído os resultados das publicações, informando para cada publicações dados como data, alcance e envolvimento.

Tipos de Publicação

Essa seção mostra o sucesso de diferentes tipos de publicação com base em alcance médio e envolvimento. Alcance médio é o número de pessoas que receberam impressões da publicação de uma Página.
O alcance pode ser inferior às impressões, pois uma única pessoa pode ver várias impressões. Envolvimento médio é o número médio de cliques, curtidas, comentários e compartilhamentos que cada tipo de publicação recebe.

Vídeos

As postagens em vídeo têm atingido um crescimento considerável Facebook nos últimos tempos. Segundo um levantamento interno, o número de posts com vídeos aumentou em 75% em 2014, o que mostra a forte tendência no formato. Sendo assim, é importante levar em consideração essas métricas para aumentar o alcance de sua audiência.

Na aba Vídeos, há três opções para análise:

Visualizações do vídeo

Mostra o número de vezes em que os vídeos da sua Página foram visualizados por 3 segundos ou mais em um determinado espaço de tempo. Os índices são divididos entre as visualizações orgânicas e pagas dos seus vídeos durante o período.

Visualizações de 30 segundos

No segundo item da aba Vídeos, há um outro gráfico interessante de ser observado. Nele, você confere o número de vezes em que os vídeos da sua Página foram visualizados por 30 segundos ou mais durante um certo período, também divididos entre alcance orgânico e pago.

Esses índices são obrigatoriamente mais baixos, mas são tão importantes quanto, uma vez que dá uma noção de quantas pessoas não os estão abandonando nos primeiros segundos.

“Mas e se meus vídeos tiverem menos de 30 segundos?”. Nesse caso, o Facebook os considera com uma ressalva, e eles entram nesses índices quando forem, no mínimo, 97% visualizados.

Principais Vídeos

Na última aba de informações de Vídeo, você pode conferir quais foram os vídeos mais visualizados na sua Página, assistidos por 3 segundos ou mais.

5. Aprofunde-se nas estatísticas de sua página no Facebook!

Caso tenha interesse em se aprofundar nessas métricas, temos disponível o ebook Motivos para a sua empresa entrar no Facebook com informações bem mais detalhadas de como extrair ao máximo informações que podem ser transformadas em ações.

Mais do que saber onde estão todos os dados de desempenho é preciso saber como ler essas informações. Ter um acompanhamento constante ajuda na velocidade da tomada de decisão e pode evitar problemas a médio e longo prazo. Acompanhe suas postagens, procure concorrentes que estão com um bom engajamento e estude seu conteúdo. Ter todas essas informações em mãos ajuda no seu aprendizado, crescimento e faz com que suas ações possam ter resultados ainda melhores.

 

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