Comece a usar o inbound marketing a seu favor!

O Inbound Marketing é uma modalidade de marketing que consegue se encaixar nos desejos e necessidades do cliente pois ele, basicamente, funciona de forma a ganhar o interesse de um determinado público através do desenvolvimento e compartilhamento de conteúdos relevantes que conseguem estabelecer a longo prazo um relacionamento duradouro.

Diferentemente de outras mídias, como o YouTube por exemplo que, por vezes apresenta um marketing “forçado”, o Inbound Marketing tem como objetivo atrair o público, ao invés de interrompê-lo.

Atualmente, os usuários podem ter controle absoluto sobre o que pretendem assistir ou ler, em meio a milhões de sites, blogs e fanpages disponíveis na internet. Quando esse usuário recebe um material de forma agressiva, ele provavelmente irá rejeitá-lo, mesmo que sejam anúncios de grandes marcas. Ou seja, se agora o consumidor tem nas mãos o poder de ignorar a sua campanha, a melhor alternativa é conquistá-lo oferecendo algo que ele queira receber. É por esse motivo que as estratégias de Inbound Marketing funcionam como um “imã”, atraindo o cliente através do conteúdo de qualidade.

É nesse momento que começa a batalha entre o Inbound Marketing e o Outbound Marketing.

Alguns profissionais já estão arriscando-se e afirmar que o Outbound morreu e que o Inbound é o futuro. Isso porque a comunicação hoje não deve ser intrusiva, mas sim, mais envolvente e melhor preparada para que possa estabelecer um diálogo com o seu público e, também, oferecer o conteúdo certo na hora que ele quiser e estiver procurando por ele, não o contrário.

Outbound

·         Comunicação mais direta.
·         Velocidade de ROI mais alta.
·         Atinge resultados mais rapidamente.
·         Modelo de comunicação em massa.

 

Inbound

·         Comunicação mais indireta.
·         Engaja o público. Mensagem mais envolvente e relevante para o público.
·         Custo mais baixo
·         Modelo de comunicação em via dupla: mais diálogo e interação.

Agora que você já conhece as principais diferenças entre essas duas modalidades de marketing, vamos explicar a importância de cada uma delas para que você não fique com nenhuma dúvida na hora de escolher a sua estratégia de comunicação:

Comunicação Direta x Comunicação Indireta

A principal diferença entre essas duas metodologias é a forma como o público vai receber e ser impactado por sua mensagem. No Outbound é utilizada uma comunicação mais direta, ou seja, anúncios em revistas, em intervalos comerciais, além do pop up que pula diante do seu browser. O Outbound gera um contato mais amplo e em massa que permite que um grande público seja atingido por suas estratégias de comunicação. Isso porque ele fala diretamente com o consumidor.

Já o Inbound Marketing utiliza uma abordagem mais indireta. Sua estratégia baseia-se na ideia de estar “educando” o consumidor até que esse esteja pronto para procurar por você. Isso acontece principalmente na internet, com o uso de marketing de conteúdo. Atualmente, 93% dos processos de compra iniciam com buscas na internet. É nesse momento que você precisa estar preparado e claro, aparecer nesses resultados de busca com o conteúdo certo.

Mensuração de resultados

Pela primeira vez na história da comunicação, a internet está disponibilizando a mensuração de resultados em tempo real. Ou seja, quando você inicia uma campanha digital, você pode acompanhar todos os cliques que a sua campanha recebe, as taxas de conversão e o engajamento do seu público alvo instantaneamente.

Já na televisão, por exemplo, meio bastante utilizado nas campanhas de Outbound, essa mensuração pode demorar muito mais tempo. Além disso, pode depender de longas e caras pesquisas que nem sempre oferecem a mesma precisão de dados.

No Inbound você pode até mesmo saber quanto custou cada novo cliente. Isso mesmo! Para isso, basta que você colete as informações de conversão e as mensure de acordo com o seu investimento. Um outro grande benefício é a facilidade em reestruturar a campanha caso ela não esteja trazendo os resultados esperados. No Inbound você consegue mudar instantaneamente um anúncio ou até mesmo uma única frase, minimizando assim os riscos de investimento.

Mas não vamos ser injustos. Tal precisão de resultados pode ser bastante benéfica, mas pode demorar algum tempo até que você comece a ver resultados positivos. No Outbound Marketing, se o seu produto for de qualidade você verá resultados rapidamente e conseguirá lucro com ele, mesmo que os dados sejam mais complicados de serem mensurados.

Custo

É errado afirmar que o Inbound Marketing possui uma estratégia de comunicação mais barata do que a estratégia usada no Outbound . O que acontece de fato é que o Inbound oferece um custo-benefício melhor. Isso porque você pode investir a mesma quantia de dinheiro em um comercial na televisão local (que gira em torno de 2 mil) em uma campanha digital. E a diferença ocorre justamente nos resultados e na mensuração dos mesmos.

No Inbound você consegue saber com precisão onde foi investido cada centavo destes 2 mil e quanto eles converteram em vendas.

Porém, no Outbound a velocidade do ROI (retorno de investimento) acontece de maneira muito mais rápida.

O Inbound Marketing requer tempo e paciência, pois seus resultados não são imediatos. Diferentemente do Outbound que oferece resultados mais rápidos e imediatos.

Conclusão

Com todas essas informações, o que podemos considerar é que as duas formas de fazer marketing têm suas vantagens e desvantagens. O importante é planejar uma forma de integrar o Outbound e o Inbound em sua empresa.

Estamos em constante transição no que diz respeito à comunicação, por isso, unir o Inbound com o Outbound, extraindo o melhor das duas estratégias para maximizar seus resultados é o ideal.

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