Como o novo algoritmo do Facebook irá influenciar na visibilidade da sua marca?

Dia 29 de junho, o Facebook anunciou mais uma alteração no algoritmo do feed de notícias. A partir dessa data a plataforma irá priorizar postagens e compartilhamentos feitos por amigos e familiares em detrimento do conteúdo de páginas que o usuário curtiu. Profissionais, marcas e veículos que usam o Facebook como ferramenta para distribuição de conteúdo estão se perguntando: como essa mudança impacta a minha estratégia?

Para Camila Porto, especialista em internet marketing e autora do livro “Facebook Marketing”, a principal consequência é a queda do alcance orgânico. “Está cada vez mais difícil para as marcas aparecerem organicamente no feed das pessoas. E é normal que isso aconteça, pois o Facebook é uma ferramenta de mídia. Se eu não pago eu não apareço. ”, diz.

Camila dá duas dicas para empresas nesse período de transição: focar na qualidade do conteúdo e na importância de investimento de uma verba para publicidade, assim como acontece em qualquer outro canal de mídia. “O News Feed é o principal produto do Facebook e o foco deles é manter as pessoas no feed. O alcance orgânico vai diminuir na mesma proporção que a necessidade de empresas aumenta. ”, complementa. Para reduzir os impactos causados pela mudança de algoritmos, Camila Porto ainda acrescenta que as empresas precisam ficar atentas aos formatos que o Facebook tem valorizado que são o vídeo e o Facebook Live.

A reflexão do momento é pensar que cada decisão tomada pela equipe do Facebook tem um propósito. Se por um lado eles patrocinam celebridades, por exemplo, para utilizar o Live e incentiva que fanpages e empresas utilizem a ferramenta, por outro, fecha a torneira de alcance orgânico no feed. Esta pode ser uma medida para incentivar o uso de suas novas ferramentas.

O ponto principal a se observar neste momento é o comportamento dos consumidores/usuários diante da mudança e atentar-se aos interesses do consumidor mediante cada formato de conteúdo. Dessa forma, é possível criar ações para continuar obtendo resultados com a plataforma.

Voltar