Conheça o EdgeRank do Facebook e sua importância

Se você começou a ler esse artigo mas nem ao menos sabe o que significa EdgeRank, preocupe-se! Sua estratégia de comunicação no Facebook pode estar comprometida e você nem percebeu.

O Edge Rank trata-se de um algoritmo do Facebook que vai determinar o alcance das publicações levando em conta o histórico do conteúdo publicado na página.

Com o EdgeRank, cada publicação recebe uma pontuação que vai determinar o seu grau de exposição. Ou seja, se essa pontuação for baixa, muitas pessoas não irão vê-la. O mesmo acontece de forma inversa. Se a pontuação de uma publicação for alta, maior será a distribuição dessa publicação, e com isso, maior vai ser o seu destaque. Com isso podemos dizer que o Edge Rank funciona como uma espécie de “termômetro” das publicações no Facebook pois ele avalia tudo que é postado na página e também o seu impacto sobre a audiência. É baseado nesse algoritmo que o Facebook consegue determinar o que será exibido em seu Feed de Notícias ou não.

O fato de você publicar algo em sua timeline, não significa que esse conteúdo será distribuído para cada um de seus fãs/seguidores. O EdgeRank  é o algoritmo que irá determinar quais as postagens que serão exibidas, e a quem será mostrado no Newsfeed. O EdgeRank já é considerado o indicador mais importante de qualquer atividade dentro do Facebook. Podemos até arriscar compará-lo com o Page Rank do Google.

Muito bem, agora que você já sabe o que é EdgeRank, é possível que esteja se perguntando qual é o seu, certo? Bem, infelizmente o Facebook não informa, mas é possível utilizar algumas ferramentas para descobrir. Uma delas é o EdgeRank Checker.

Porém, nós vamos mostrar aqui quais são os pontos que são melhores avaliados pelo EdgeRank no Facebook e dessa forma, você vai poder alavancar o alcance de suas publicações.

Afinidade

A variável afinidade irá representar aqui a quantidade de interações que cada uma de suas publicações recebe. Ou seja, a quantidade de amigos, pessoas, fãs que costumam curtir, comentar e visualizar as fotos e vídeos publicados. Perfis que costumam interagir com os posts de sua página ou perfil, vão ter maiores chances de receber o seu conteúdo na Timeline deles. Esse critério se assemelha com o critério de popularidade do Google, que já é um velho conhecido de quem trabalha com SEO.

Peso do Conteúdo

Além de avaliar a “popularidade” das suas publicações, oFacebook também irá atribuir um peso para cada tipo de conteúdo. Isso acontece em função de que fotos e vídeos possuem um peso maior que textos e links. Baseado nesse critério, o EdgeRank considera tais conteúdos mais interativos, e consequentemente, acabam tendo uma chance melhor de conseguir uma boa propagação e uma maior relevância para o perfil ou página.

Tempo de Publicação

Em termos de comunicação a velocidade é tudo!Por esse motivo, o Facebook atribui um peso maior às postagens mais recentes. Ou seja, postagens mais recentes costumam ter um peso maior para o EdgeRank.

Depois dessas dicas, você já vai conseguir ter uma boa idéia do tipo de conteúdo que um EdgeRankirá produzir. Além disso, vai conseguir maior prestígio para sua página ou perfil. O EdgeRank é um algoritmo que serve para “obrigar” seus usuários a gerarem conteúdo relevante para os seus amigos ou fãs. Com isso podemos dizer que ele acaba qualificando o conteúdo em função do que é mais interessante para os usuários do Facebook. Por esse motivo, você precisa ter um conteúdo que se encaixe nesse perfil, do contrário, sua atuação não terá o impacto desejado.

Melhore o seu EdgeRank!

Até aqui você já entendeu o que é EdgeRank e como ele funciona, vamos a algumas dicas para que você possa melhorar o resultado das suas campanhas de comunicação no Facebook.

Conteúdo com peso maior

Conforme já citamos nesse artigo, fotos e vídeos possuem um peso maior dentro do Facebook em termos de EdgeRank. Por isso, sempre que possível use esse tipo de conteúdo em suas publicações, mas não esqueça de mantê-los atraentes. Quando você entende de que forma o EdgeRank funciona, você consegue “moldar” o seu conteúdo para conseguir uma exposição maior e sem prejudicar a sua audiência.

Conteúdo de Maior Engajamento

Quanto maior for o engajamento de seus amigos ou fãs com o seu conteúdo, maior o EdgeRank. Portanto, evite conteúdos para “marcar presença” por exemplo. Caso você não tenha conteúdo próprio, pesquise em um lugar diferente, publique assuntos que tenham como finalidade enriquecer a sua timeline.

Incentive a Interação

Da mesma forma que buscamos utilizar o Call to Action em nossas landing pages, incentivar a interação em sua página também é uma prática válida quando se trata de posts no Facebook. Uma solicitação de interação irá facilitar bastante essa atitude.

Utilize Horários de Pico

Aqui em nosso blog já comentamos quais são os horários considerados “nobres” para postagens no Facebook. É importante ressaltar que nem todo mundo fica conectado o dia todo nas mídias sociais por isso, concentre suas atividades nesses horários para que as suas chances de interação sejam maiores e seu EdgeRank também.

O EdgeRank tornou-se um indicador muito importante para qualquer participação no Facebook e a tendência é que ele se torne cada dia mais relevante. Agora que você já sabe o que é EdgeRank, como ele funciona e conhece a importância dele em suas campanhas no Facebook, não deixe de levá-lo em consideração quando for planejar suas próximas estratégias e publicações.

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