Dicas para criar uma landing page eficiente

UTILIZE TEXTO PARA GUIAR A CONVERSÃO

O seu objetivo principal é converter um visitante do site em um cliente que gerará receita para o seu negócio. O tempo que alguém leva para visualizar toda a  Landing Page, é inversamente proporcional a probabilidade de clicarem naquele botão. Use a landing page para mostrar ao cliente o que há de potencial para ele.

SEJA OBJETIVO

Sua Landing Page deve ter um CTA (chamada para uma ação) claro e singular. Uma empresa possui várias formas de conseguir interação com seus clientes, como por exemplo, ‘Compre aqui’, ‘Acompanhe nosso Blog’ ou ‘Entre em contato para mais informações’, porém há diversos sites sem criatividade que podem usar estas formas de CTA. O seu não.

Na Landing Page, a técnica mais efetiva ainda é usar apenas um botão ‘call to action’. Defina qual o objetivo mais importante para a conversão e siga por aí e deixe os outros objetivos para as outras páginas do site. Se houver a necessidade de acrescentar tarefas na Landing Page, certifique-se que há uma “hierarquia visual”, onde as informações mais importantes serão vistas primeiro. Use cores para conseguir esse destaque, tamanhos e formatos e utilize estrategicamente toda a parte visível e não é visível na página.

DIRECIONE OS OLHOS DO USUÁRIO

O usuário precisa de um contexto para ter uma ação relevante, por isso sempre utilize uma imagem impactante ou até um vídeo que chame a atenção, mostrando seu produto e capte a imaginação do usuário.

Depoimentos também ajudam a construir confiança com o usuário.

ATENÇÃO AOS PEQUENOS DETALHES

Ao criar uma landing page com máxima experiência em conversão, há alguns pontos particularmente importantes.

As cores devem ser contrastantes e complementares, dessa forma ajudam a destacar os pontos principais, como o botão para o CTA. Certifique que o design está de acordo com as cores da marca.

O tamanho deve estar ligado às cores. Considere os elementos da página, o quão grande o CTA deve ser para chamar atenção sem exagerar e manter a página em equilíbrio.

O formato certo também ajuda auxiliando no equilíbrio da página ao mesmo tempo em que cria uma certa “personalidade”.

Os espaços vazios, como em todo design, são um importante fator para direcionar a visão do leitor, portanto não abra mão deles.

Com relação aos símbolos, eles podem ser grandes aliados. Um exemplo disso são as setas que podem deixar claro o que aquela ação fará pelo usuário, mas lembre-se de não usá-los em exagero e acabar poluindo o design do seu layout.

USE UMA CAIXA PARA ENVOLVER O CONTEÚDO MAIS IMPORTANTE

Ao colocar uma caixa destacada em volta de um formulário para o usuário colocar seu email e clicar no botão para receber, você pode aumentar bastante sua conversão.

Perceba como o destaque para a página da direita é enorme. Torna-se impossível não olhar para essa região por causa da caixa que a envolve.

FAÇA USO DO CONTRASTE ENTRE CORES PARA DESTACAR UMA ÁREA

Alguns sites acabam exagerando nas cores.

Eles são péssimos para converter porque as diferentes cores chamam a atenção para muitas coisas ao mesmo tempo.

Esse é o erro número 1 em design mas a solução é muito simples.

Não apenas no seu site, mas principalmente em landing pages, procure usar cores fortes apenas para o que você deseja chamar atenção.

Cores como verde, azul e laranja  são muito boas para incentivar uma ação, por exemplo.

Se você conseguir contrastá-las com cores amenas como o cinza ou preto, essas áreas mais coloridas irão se destacar com mais facilidade.

AS SETAS GUIAM O LEITOR PARA UMA AÇÃO

A nossa mente foi treinada desde cedo a seguir a direção de setas.

As estradas são o exemplo mais comum. Você sabe que direção seguir porque existe uma seta o guiando para esse caminho.

Nas landing pages, elas são utilizadas para guiar o usuário para a direção desejada. No caso, para o formulário de email.

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