É hora de vender online do jeito certo! Crie landing pages mais persuasivas em 5 passos

Talvez você não saiba mas as Landing Pages são consideradas, atualmente, o ponto chave para a captação de leads e, consequentemente, vendas! Muitas vezes, a otimização de uma Landing Page vai definir o sucesso ou fracasso de sua estratégia de Inbound Marketing. Por esse motivo sua otimização se faz de extrema importância! Por isso, essa semana separamos para você 5 princípios básicos para que você consiga levar sua taxa de conversão lá em cima. Boa leitura!

Diversas empresas que estão começando a investir em Marketing Digital encaram a compra de mídia como uma excelente maneira de atrair tráfego e conseguir mais resultados. O problema é que levar visitantes para uma página não otimizada é como encher um balde furado: por mais que você tente enchê-lo, sempre haverá desperdício.

É aí que entra a importância de melhorar a conversão de suas Landing Pages. E uma das formas mais eficazes de otimizar suas conversões é repensar suas páginas para que deixem claro qual é a ação que você quer que o visitante realize. Isso pode ser desde o clique em um Call-to-Action específico até o download de algum conteúdo ou a compra de um produto.

As dicas de design abaixo servem para que as suas páginas de conversão chamem a atenção dos visitantes à ação que você deseja que eles realizem.

Esses tipo de Design pode ser chamado de Design direcionado para atenção e trata-se de um conjunto de práticas que tem o objetivo de reduzir a complexidade visual do layout e assim, facilitar a compreensão dos conteúdos. Existem diversas formar para se conseguir simplicidade visual, o problema é que uma decisão de design positiva pode ser facilmente desfeita por uma que seja má implementada.

Porém, antes de começarmos a falar do design, existem três aspectos da atenção que precisamos ressaltar:

  • Capturar/atrair a atenção: é o objetivo da chamada de seu anúncio ou postagem.
  • Manter/prender a atenção: a chamada de sua Landing Page faz isso ao confirmar a promessa do anúncio.
  • Focar a atenção: esta é a função do design de sua Landing Page e o propósito das dicas a seguir.

Não esqueça: Cada um dos princípios abaixo vai te ensinar algo importante e efetivo sobre como abordar e comunicar suas mensagens visualmente.

1. Direção

Vamos explicar esse princípio utilizando alguns exemplos de direção no mundo real:

As linhas coloridas no chão da área de emergência de um hospital, as quais você deve seguir caso esteja atordoado por uma concussão ou sangrando muito.

A seta “você está aqui” no mapa de um aeroporto. Quando você passa pela segurança, você precisa saber onde está em relação ao portão que precisa chegar. Caso consiga saber rapidamente onde está em um mapa, você saberá onde precisa ir e pode relaxar e fazer algumas compras ou beber algo antes do voo.

Os sinais de entrada e saída de um estacionamento.

Até mesmo no cinema somos “guiados” pelo diretor, que nos dá as diretrizes de para onde devemos olhar. Ou seja, o princípio da direção também pode (e deve) ser utilizado para orientar os visitantes de sua Landing Page ao seu objetivo final. Isso porque a sinalização serve para esclarecer por onde cada um deve ir.

E esse princípio não aplica-se somente nas páginas de conversão. Você também pode usar outros tipos de direcionamentos no seu site, como setas ou uma imagem de alguém olhando para o formulário. A ideia aqui é que somos inconscientemente condicionados a acompanhar setas e indicações com o corpo e olhar.

2. Espaço em branco

O espaço em branco é utilizado para que os elementos da sua página possam “respirar”. Ele facilita a leitura de sua Landing Page além de ter um efeito calmante para os visitantes. Uma outra dica de utilização do espaço em branco é adicioná-lo ao redor de um elemento importante. A reação natural do visitante é se perguntar: “por que há apenas aquilo naquela parte da página? Deve ser importante!”. Ou seja, isolar um determinado elemento, sob a perspectiva do design, é uma ótima solução para chamar a atenção.

3. Reconhecimento

Steve Krug, no livro Don’t Make me Think define o reconhecimento da seguinte maneira:
“Reconhecimento (em inglês, affordance) são dicas visuais no design de um objeto que sugerem como ele pode ser usado. Por exemplo, o estilo tridimensional de alguns botões evidencia que devem ser clicados.”

Confira o diagrama que ilustra essa afirmação (adaptado a partir do exemplo de Steve):

O primeiro botão tem uma sombra que cria um efeito 3D. O segundo é redondo e achatado, fazendo com que ainda se pareça com um botão. O terceiro exemplo se parece mais com uma caixa (o “botão fantasma”) e o quarto exemplo é apenas um texto que não parece “clicável” de maneira alguma.

A proximidade tem um papel importante na compreensão deste princípio. Caso os links ou botões fantasma estejam localizados no topo da página, a proximidade lhes dá um reconhecimento implícito. Uma ausência de reconhecimento pode ser vista em formulários em que o design almeja a criação de um tratamento mais suave, como no exemplo a seguir:

Os campos do formulário são elementos simplesmente sublinhados que se misturam ao fundo. A falta de um contorno completo implica que você pode nem mesmo notar que é um formulário, descobrindo que é um formulário apenas quando clicar no Call-to-Action e receber uma mensagem de erro.

4. Destaque

Já o destaque trata-se de um exemplo de atenção seletiva em que os visitantes de sua landing page são capazes de ignorar o texto ambiente e focar somente nas palavras “destacadas”. Interessante não?

E no que diz respeito a sua implementação, para que seja eficaz, recomenda-se que seja utilizado apenas 10% do texto em negrito.

Isso porque você pode considerar o negrito como um desse tipo de ênfase. Ou seja, se você abusar do destaque em sua Landing Page, o destaque acaba perdendo o sentido. Por isso, reserve esse tipo de recurso para as informações realmente importantes. ;)

5. Use cores com contraste entre si

Não esqueça que o botão de call-to-action precisa ter destaque dentro da Landing Page. Afinal, sem ele não haverá conversões! Para otimizar essa atração, use cores que contrastam entre si.

Se a sua Landing Page é predominantemente em tons de azul e branco, coloque um call-to-action vermelho. O azul é uma cor fria, enquanto o vermelho é uma cor quente. Esse contraste indica para o leitor onde ele deve interagir e ajuda na hora de converter!

Agora que você já conhece os princípios básicos para criar um Landing Page eficaz, bora criar sua própria página de conversão e gerar muitos leads? ;)

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