Entenda a importância do gerenciamento de crise

Vivemos em uma realidade pós moderna, na qual todos estão conectados à internet, seja através do computador ou, o mais comum de um smartphone. Um dos reflexos é a rápida disseminação da informação, fazendo com que um comentário mal feito ou, até mesmo, mal interpretado ganhe uma abrangência desproporcional, podendo gerar muito desconforto ou consequências sérias para a empresa e seus responsáveis.

É aí que entra o gerenciamento de crise e o marketing como uma das estratégias para reversão e controle das mesmas. Abaixo nós explicamos um pouco melhor sobre o marketing digital aplicado ao gerenciamento de crise.

 

Começando do início, o que é gerenciamento de crise?

É conjunto de ações planejadas e executadas para minimizar os efeitos e prejuízos que uma crise, seja ela legal, comunicacional ou financeira pode gerar para a empresa. A resposta da empresa precisa ser rápida e, em geral, grandes empresas já contam com protocolos próprios de controle, bem como uma equipe multidisciplinar preparada para lidar com as suas consequências.

 

Ok, mas qual é a importância do gerenciamento de crise?

Vamos começar da seguinte maneira: uma das ferramentas de comunicação mais efetivas sempre foi o marketing boca a boca porque a opinião é fornecida por alguém próximo ao futuro cliente, em que ele confia e cuja opinião ele considera. No passado, lá quando não havia a internet, os youtubers, e os influencers eram os vizinhos, primos, irmãos e amigos, considerava-se com um consumidor bem atendido compartilharia sua opinião com outra pessoa, enquanto uma pessoa que havia sido mal atendida, compartilharia sua experiência com outras sete.

Imagine essa lógica aplicada a uma realidade digital. Pois é, para uma crise sair de controle, tomando proporções e causando estragos inimagináveis, inclusive o cancelamento digital, é um piscar de olhos.

 

E onde entra o marketing digital nessa história?

Se perder o controle de uma crise é fácil, o oposto são outros 500. É preciso ter uma equipe que esteja preparada para agir rapidamente, tenha amplo conhecimento dos diferentes canais de comunicação digital e saiba se comunicar com a sua audiência. E é aí que entra a equipe ou agência de marketing digital.

Com seu conhecimento especializado na aplicação de estratégias que tem como objetivo fortalecer a sua marca na internet, esses profissionais conhecem seu cliente, os interesses dele e a linguagem que o impacta de maneira mais efetiva. O social media, por exemplo, trabalha diariamente conversando com os usuários, entendendo suas dores e apresentando as suas soluções para elas.

A agência estará mobilizada para resolver o mais rapidamente possível a situação, orientando os seus passos enquanto busca diminuir o impacto. Entretanto, como já dizia sua avó, prevenir é melhor que remediar e o ideal é que haja todo o cuidado para que planos de gestão de crises não precisem ser aplicados e incêndios na imagem da sua marca apagados, por isso avalie o conteúdo enviado e conte com uma agência de confiança, como o SiteNauta, que estará ao seu lado e saberá como agir caso o pior aconteça. 

Entre em contato e agende hoje mesmo uma reunião.
 

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