Entenda o que os seus concorrentes estão fazendo no meio digital

Se você é um empreendedor, já deve estar acostumado a escutar frases como: “em tempos de crise, o correto é inovar”, certo!

Atualmente, pode-se dizer que uma excelente oportunidade de inovação é o investimento em Marketing Digital. E caso a sua empresa ainda não tenha uma presença forte no meio online, preocupe-se! Pois o seu concorrente provavelmente está.

Veja abaixo alguns exemplos que separamos para você de empresas aqui mesmo da região:

*Mesmo que as empresas acima não sejam concorrentes, utilizamos as mesmas por serem muito conhecidas na região, para exemplificar quais dados são possíveis de comparação em uma pesquisa básica.

Mas calma que não é tarde demais. Se você deseja reverter essa situação, conte com o SiteNauta para te ajudar.

Por onde começar?

O primeiro passo é muito simples. Basta acessar o link: http://www.raioxdomarketing.com.br/sitenauta/avaliar para fazer uma avaliação de sua empresa, assim como compará-la com os seus concorrentes no meio digital. Após essa análise, entraremos em contato com você para fazer uma análise ainda mais profunda. ;)

Agora queremos saber, você sabe o que é marketing digital?

Marketing Digital é promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais.

E, com a internet a cada dia mais presente na vida de todos, o marketing digital trabalha com as principais maneiras que as empresas tem para se comunicar com o público de forma direta, personalizada, e no momento certo.

Apesar de diversas modalidades de marketing só serem adotadas por grandes empresas, o marketing digital é disponível para empresas de todos os portes, pois não precisa de muito orçamento para gerar ótimos resultados.

Principais vantagens do Marketing Digital

A primeira grande vantagem do Marketing Digital é o fato de que a cada dia temos mais pessoas conectadas à Internet. Além disso também podemos ressaltar:

Comunicação

O marketing tradicional, como outdoors, TV e Rádio, não permite que os consumidores se comuniquem facilmente com as empresas sobre o que acabaram de ver.

O que não acontece no marketing digital, onde a comunicação entre empresas e consumidores acontece de forma fácil, 24 horas por dia e muitas vezes em tempo real.

Isso faz com que a solução de problemas e mal entendidos se resolvam de uma maneira muito mais fácil, o que acaba acarretando em uma melhora na imagem da marca e cria-se uma boa reputação e uma relação mais afetiva com seus consumidores.

Alcance Global

Se você já estudou marketing, sabe que um dos famosos 4 Ps do Marketing é “Praça”, ou seja, o lugar em que você vai fazer suas ações de marketing.

Por exemplo, se sua campanha usa outdoors ou flyers, a escolha do lugar influencia o custo e o impacto da ação. Um outdoor em Belo Horizonte não vai impactar consumidores em São Paulo.

Porém no mundo virtual qualquer empresa pode ter alcance global, já que não existem distâncias a serem percorridas e nem limites geográficos. \o/

Interatividade

Outra grande vantagem do marketing na internet é a interação. Ou seja, a comunicação deixa de ser uma via de mão única, o que acaba criando várias possibilidades para que as empresas possam criar interações ricas com seu público.

Dados

Você sabia que toda vez que um usuário interage com alguma ação de marketing da sua empresa, você consegue informações sobre ele? Isso mesmo! E isso pode ajudar a empresa a entender melhor sua persona (quem compra de você) e criar ações cada vez mais eficientes.

Dados como idade e localização do seu público são facilmente coletados através de ações de marketing digital. E não para por aí! Há também a possibilidade de entender melhor o comportamento dos usuários em sites, blogs, redes sociais e motores de busca, dados estes, essenciais para que os profissionais de marketing possam criar campanhas eficientes e embasadas.

O real benefício de utilizar dados no marketing digital é economia de tempo e dinheiro.

Assim, evita-se que uma campanha seja criada com base em suposições, e assegura-se de que a mensagem comunicada estará de acordo com o público, e que os canais utilizados são acessados pelo público.

Dessa maneira, empresas reduzem o desperdício de dinheiro com campanhas que não funcionam.

Segmentação

Com essa quantidade de dados que você conseguiu, é possível fazer investimentos de marketing extremamente direcionados para seu público-alvo.

Esse tipo de segmentação faz com que a eficiência das campanhas aumente consideravelmente e que o dinheiro gasto em marketing não seja desperdiçado.

Tempo real

Enquanto um anúncio de jornal não pode ser mudado depois de impresso e é complicado medir sua performance, o texto de uma campanha no AdWords pode se ajustar automaticamente centenas de vezes ao dia e gerar dados que ajudem a entender se os objetivos estão sendo alcançados ou não, e o que é preciso mudar para gerar os resultados esperados.

Os profissionais de marketing podem se adaptar rapidamente de acordo com a performance de uma campanha, evitando desperdiçar dinheiro em algo que não está funcionando.

Como escolher uma agência de marketing digital

Nesse momento você já sabe quais são as vantagens do Marketing Digital e porque você deveria usá-lo como uma ótima estratégia para sua empresa, certo? Porém, ainda resta uma dúvida: como escolher uma agência de Marketing Digital?

Antes de mais nada é preciso fazer uma pesquisa para descobrir quais agências estão disponíveis no mercado. Além disso, é importante verificar se a agência possui profissionais respeitados e qualificados no mercado.

Pesquise se a agência foi reconhecida por algum trabalho realizado, ou se possui alguma credencial especial de qualidade. Saber exatamente quem eles são antes de contratar o serviço é essencial.

E, finalmente: não seja pão duro!

De jeito nenhum caia na armadilha de contratar um serviço mais barato só para economizar. Lembre-se do ditado: o barato sai caro.

É melhor gastar um pouco mais e ter certeza que você está contratando um serviço de qualidade e reconhecido no mercado.

Contratar uma agência certificada pode ser mais indicado do que acabar perdendo oportunidades de negócios para poupar recursos. Seja esperto com seu orçamento, mas saiba onde investir!

Marketing de Conteúdo

E é claro que não poderíamos terminar esse artigo sem falar sobre o marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é uma modalidade do marketing digital que usa como base o uso de peças de conteúdo para atrair e engajar o público, com o objetivo de gerar negócios.

Essa forma de marketing é muito focada na criação e manutenção de algum (ou vários) canais, como um blog, que servem para entregar conteúdo de qualidade para o público-alvo.

Conclusão

Como você pôde ter notado, o marketing digital é muito completo e envolve uma série de ações e planejamento avançado. Ainda há muito espaço para crescimento do marketing digital e, aos poucos, a verba de marketing das empresas está abandonando o offline e indo para a Internet.

Por isso, se a sua empresa ainda não investe em marketing digital é hora começar a considerar seriamente, pois os resultados podem ser impressionantes.

Esperamos que esse artigo sirva como primeiro passo para você entender o suficiente para ir nessa direção.

E se ficou alguma dúvida sobre o assunto, entra em contato com a gente!

 

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