A era digital está chegando ao fim!

O Marketing Digital vem ganhando muita notoriedade nos últimos anos, o que fez com que diversas empresas de todos os portes notassem a necessidade de migrar sua comunicação para o mundo online. Com o acesso à internet e as plataformas mobile, a facilidade de integrar produtos e serviços também trouxe várias mudanças para o dia a dia das pessoas. Isso sem falar nos novos negócios e e-commerce.

Mas de uma coisa todos temos certeza: a era digital está chegando ao fim! Mas muita calma nessa hora. Isso não significa que acabará de modo literal, porém vai tornar-se tão comum e corriqueiro conviver com os meios digitais, que em um dado momento nem iremos mais nos lembrar de como era nossa vida sem eles.

E você? Já refletiu como será nosso mundo daqui a 10 anos? Se a resposta foi “não”, então pare o que você está fazendo agora e faça uma reflexão. Pergunte-se: como será seu trabalho? De que forma você o executará? E como serão os meios de comunicação? A indústria automobilística… O mundo está mudando muito rápido e não irá demorar nada para que tenhamos que nos adaptar a Era Pós Digital. Com essas mudanças, o marketing e a Comunicação também terão que se adequar ao novo mundo.

Muita coisa ainda vai mudar, por isso destacamos algumas projeções de mercado que serão (ou continuarão) os grandes aliados do Marketing Digital.

MARKETING DE CONTEÚDO

Não poderíamos começar essa lista de forma diferente! =P
É sabido que atualmente a grande parte dos consumidores possuem o hábito de pesquisar na internet antes de comprar um determinado produto e a tendência disso é só aumentar com o passar do tempo. Por esse motivo o Marketing de Conteúdo continuará sendo um dos maiores trunfos do futuro Marketing Digital.
Estamos vivendo uma era em que os empresários têm despertado para o conhecimento. Um exemplo disso são os cursos online de todos os tipos que vem surgindo para tornar os empreendedores mais afiados com a gestão, marketing e as ferramentas em geral para sua empresa e essa sede de conhecimento em breve irá atingir também os consumidores. Ou seja, quem apostar em Marketing de Conteúdo estará na frente.

VÍDEOS

A empresa americana Animoto realizou uma pesquisa com 1.000 pessoas nascidas em 1980 a 2000 – também conhecidos como os Millennials – para saber mais a respeito de seus hábitos de consumo online. A pesquisa revelou que 80% das pessoas consideram vídeos online úteis na hora de decidir se compra o produto. Uma outra pesquisa, realizada pela CISCO, divulgou que até 2018, 87% do tráfego na internet contará com vídeos. UAU!

APLICATIVOS E PLATAFORMAS MOBILE

Conforme a tecnologia vai avançando, os sites vão ficando mais leves e os aplicativos mais bem elaborados. Está ficando quase que impossível de se desconectar do mundo se você possui um notebook, Smarphone, tablet, ou tudo isso ao mesmo tempo não é mesmo? Por isso, a ideia é criar aplicativos que facilitem a vida das pessoas tornando mais prática algumas tarefas.

Mas e como as empresas se enquadram nesse contexto?

DESAFIOS DOS NEGÓCIOS NA ERA DIGITAL

Quanto mais o tempo passa, mais a necessidade de agilidade, independentemente se for na produção, no processamento de pedidos, na entrega e até mesmo inovação tecnológica, surge como um dos principais desafios na era digital e os empreendedores precisam acompanhar tais mudanças para que se mantenham competitivos.

Além disso, cada dia mais é necessário ser flexível nas relações de trabalho. Tornou-se muito comum, hoje em dia, ver pessoas trabalhando em mais de uma empresa, sem horário fixo e sim, sob demanda. Práticas como essa, assim como home office e coworking, são ainda mais comuns na era digital e com isso, o modelo tradicional de relações trabalhistas que estamos acostumados, acabam não se encaixando mais nesse universo.

TRANSIÇÃO PARA O MUNDO DIGITAL

As empresas que desejam migrar para a era digital buscam, primeiramente, acompanhar os seus consumidores e algumas estatísticas. Por exemplo: Aqui no Brasil, cerca de 50% da população já possui acesso à internet e essa porcentagem só tende a crescer a cada dia. O que faz com que as empresas queiram marcar sua presença também no mundo digital, para que dessa forma, não percam clientes e alcancem novos níveis de mercado.

E vale relembrar que, este é um dos grandes trunfos da internet: a segmentação cada vez maior do público-alvo. Somente através dela é que as empresas podem direcionar suas estratégias de marketing e formular planos de negócio específicos para cada público. Mas antes de mais nada é necessário dispender de investimentos na segurança das transações e dos pagamentos online, já que são bem específicos quando comparados às lojas físicas.

MODELOS INOVADORES DE NEGÓCIOS

Inovação nos modelos de negócios sempre foi algo muito importante, agora então, na era digital, eles precisam ser ainda mais! As vantagens competitivas de sua empresa estão diretamente relacionadas aos resultados dos setores de pesquisa e desenvolvimento. Novos produtos, serviços arrojados, modelos mais criativos de se fazer negócio e claro, uma excelente estratégia de comunicação, fazem sua empresa obter sucesso no mercado.

CONSUMIDORES E SUAS NOVAS EXIGÊNCIAS

Se a forma de se comunicar mudou, o perfil do consumidor também! Inclusive, os direitos do Código de Defesa do Consumidor se aplicam também aos negócios online, porém as expectativas do cliente aumentam. Os consumidores estão cada dia mais informados e exigentes. Além disso, cobram mais agilidade, características dos produtos, atenção no atendimento, entre outras experiências.

Você deve estar se perguntando, e os profissionais de marketing como ficam?

AS EMPRESAS DEPENDERÃO CADA VEZ MENOS DO ESPAÇO FÍSICO

Para muitos profissionais freelancers essa já é uma realidade. Diminuir espaço físico é uma tendência que vem crescendo a cada dia, pois faz com que as empresas consigam economizar recursos financeiros, materiais, tempo, trânsito...

E se você observar com atenção, poucos profissionais atualmente realmente dependem de um espaço físico. O que é necessário para a execução de seus trabalhos é um somente um equipamento adequado e uma boa rede Wifi.

Alguns espaços como coworkings e até algumas cafeterias já estão adeptas a essa tendência e estão transformado o ambiente em um lugar que seja propício para acolher os profissionais que irão utilizar o local para terminar um job e, seguida, vão embora.

E por fim, para todos aqueles que empreendem é imprescindível aliar-se à internet, que já é presente na maioria dos negócios. Mas como começar? Inicialmente, dedique-se a ter uma presença online. Exemplo: redes sociais, sites responsivos, estratégias de marketing digital...

As empresas também devem traçar estratégias de negócios utilizando-se de meios como aplicativos, canais digitais de comunicação (SAC, e-mail, newsletters, etc.). Como já dissemos no início desse artigo, a era digital está chegando ao fim! Portanto, empresas e empreendedores que não se adaptarem a tais mudanças de forma rápida, em breve, fecharão suas portas.

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