Faça do e-mail marketing o seu aliado nas vendas!

Você sabe qual é o canal que apresenta o melhor ROI do marketing digital e ainda facilita a aproximação com os consumidores?
Isso mesmo! É o e-mail marketing! E diferentemente do que já foi comentado por alguns, ele está mais vivo do que nunca!

Isso porque as campanhas de e-mail marketing são essenciais em qualquer estratégia de marketing de conteúdo.
Através de envios segmentados e com informações relevantes, a sua marca pode engajar os consumidores, além de mantê-los informados sobre suas novidades.

É por esse motivo que pode-se afirmar que o e-mail marketing só morreu para aqueles quem não sabem como usá-lo corretamente.
Por isso, nesse artigo iremos explicar mais sobre e-mail marketing e te ensinar como obter os melhores resultados através dessa tática.

O que é email marketing?

Logo que começou a ser utilizado, o e-mail marketing era considerado uma versão digital do já tradicional envio de cartas. E você se lembra porque eram enviadas cartas?
Para que pudéssemos nos comunicar com pessoas distantes e também para manter o relacionamento com elas. Até aqui nenhuma novidade, certo?

Não demorou muito para que as marcas percebessem o potencial deste canal. Foi assim que seu uso começou a ter fins publicitários.
O único problema foi que alguns usuários começaram a abusar desta estratégia. Dessa forma, a publicidade acabou se tornando invasiva, e consequentemente, tornou-se spam.

Mas para nossa alegria, o e-mail marketing cresceu e apareceu! Porém, apenas para aquelas marcas que conseguiram entender a sua essência.

Se você analisar bem, esse é o canal digital que mais permite proximidade e intimidade com o consumidor. Trocar e-mail pode ser considerado uma conversa direta, de igual para igual.
E é nisso que você deve focar quando for planejar as suas campanhas de e-mail marketing.

Hoje em dia, você não pode mais encher a caixa de entrada de alguém com propaganda de seus produtos. Não é isso que o consumidor quer. Seu cliente deseja na verdade receber mensagens que possam contribuir para a sua vida. Enfim, que sejam relevantes.

Qual o papel do e-­mail marketing na sua estratégia de marketing?

Mesmo que o e-mail marketing seja bastante utilizado em fins comerciais e promocionais, sua função vai além disso. Por isso reforçamos, a comunicação direta com o consumidor que o e-mail permite é valiosa. Quando um consumidor fornece seu contato, ele dá abertura para essa conversa. Ou seja, os principais papéis do e-mail marketing baseiam-se em:

NUTRIR RELACIONAMENTOS

Você até pode conseguir gerar tráfego através de redes sociais, SEO e links patrocinados, mas dificilmente irá conseguir aproximar essas pessoas da sua marca como acontece no e-mail marketing. Isso porque se você não tiver o contato delas, não conseguirá estabelecer um diálogo com esse público.

Por isso que quando alguém cadastra um dado tão valioso como o próprio contato, o e-mail marketing aprofunda essa relação.
Importante ressaltar também que essa aproximação ocorre não só para antes da compra, mas também depois.
Além disso, todos sabem que um cliente satisfeito tem bem chances de voltar a comprar de você, principalmente se ele mantém contato.

EDUCAR OS LEADS

Você sabia que através do envio de campanhas de e-mail marketing é possível enviar conteúdos específicos para cada perfil de lead?
Isso mesmo! Ao identificar que determinada pessoa está em fase inicial de pesquisa sobre um assunto (através do download de um material básico, por exemplo), você pode enviar conteúdos relevantes que gradualmente ensinem o lead sobre o tema.

E claro, se você ainda oferecer algum material de valor a alguém (gratuitamente!), certamente vai ganhar a sua confiança.

ATIVAR CLIENTES ANTIGOS

Através de relatórios do e-mail marketing você pode identificar oportunidades, como por exemplo verificar quantos e quais clientes estão em sua base há algum tempo sem interagir com sua empresa.
Utilize informações como: quando compraram pela última vez? Qual foi sua última compra? Use dados como esse para poder criar mensagens especiais a esses clientes antigos.

VENDER

Na abordagem de venda o e-mail marketing também desempenha um importante papel. Na etapa final da jornada de compra do consumidor, ele pode ajudar a efetivar uma aquisição.
Você pode utilizar essa estratégia quando o seu lead já está “maduro” por exemplo, apresentando suas novidades em produtos e serviços, oferecer demonstrações gratuitas, oferecer descontos, etc.

POR QUE USAR E­MAIL MARKETING?

Mesmo com a enorme força que as redes sociais ganharam nos últimos tempos dentro do marketing digital, o e-mail marketing não fica para trás e vem reconquistando seu espaço a cada dia. Confira abaixo alguns dos principais motivos:

Todo mundo tem e-mail!

Segundo uma pesquisa divulgada pela Radicati, em 2015 haviam 2,5 bilhões de usuários de e-mail, e tudo indica que esses números aumentem, chegando a 2,9 bilhões em 2019 – mais de um terço da população mundial.
Atualmente, o e-mail já é considerado o endereço das pessoas no ambiente virtual.

Isso porque quando você se cadastra em uma rede social por exemplo, você é obrigado a fornecer um e-mail e quando preenche um formulário, recebe a resposta por e-mail.
Além disso, o e-mail concentra-se em praticamente todas as ações que fazemos em outros canais. Por isso, seu potencial de alcance é muito grande.

Conteúdo segmentado e personalizado

Através do e-mail marketing é possível uma comunicação one-to-one. Como já comentamos, esse canal permite uma conversa direta entre duas pessoas. Dessa forma, você consegue oferecer conteúdos mais relevantes para cada lead da sua base, conforme as informações que eles mesmos forneceram, como idade, sexo, gênero, interesses, etc.
E claro que não podemos deixar de salientar: a segmentação tem um poder muito grande e pode trazer grandes benefícios para a sua marca/empresa.

Tempo de vida mais longo

No Twitter, as publicações são em tempo real e a comunicação é rápida. Já no Facebook, são os algoritmos que irão definir quem verá seu post e quando será veiculado. Ou seja, nas redes sociais o seu conteúdo têm uma vida útil muito curta.

Já os e-mails nunca “desaparecem” da caixa de entrada do usuário – a não ser que ele próprio arquive ou exclua. Assim, aumentam as chances de serem lidos.

Baixo custo e alto retorno financeiro

Diferentemente dos canais, o e-mail marketing não exige um investimento em mídia para alcançar um usuário. Talvez você apenas invista em uma ferramenta – e indicamos fortemente que faça isso, para profissionalizar suas campanhas.

É por isso que o ROI do e-mail marketing é tão vantajoso.

ATENÇÃO: Ao comparar com outros canais, não estamos sugerindo que você elimine-os dos seus planos. Não mesmo! Cada canal tem suas vantagens e exerce um papel diferente. Tudo o que você precisa fazer é identificar quais se encaixam melhor nas suas necessidades.

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