Aprenda definitivamente como aplicar o inbound marketing

Vamos começar esse artigo com uma das melhores definições de Inbound Marketing dos últimos tempos:

“Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.” - HubSpot

Em um de nossos artigos você pode ler como começar a usa o Inbound Marketing a seu favor, afinal, transformar estranhos em leads não é uma tarefa fácil mas também não é impossível. E toda essa metodologia pode se resumir em três pilares. São eles:

  • Lugar
  • Tempo
  • Conteúdo

Isso porque quando é entregue o conteúdo certo, no momento certo e no lugar certo, seu público irá receber de forma positiva a informação.

Pense em você mesmo como exemplo, quando você recebe um e-mail de uma marca que você nem ao menos visitou o site, você geralmente deleta ou envia para o spam certo?

Portanto, para não ser visto como spam, existem alguns princípios que devem ser seguidos:

Marketing de Conteúdo: Conforme já comentados em outros artigos, é de extrema importância que você produza conteúdos que sejam direcionados para as pessoas certas. Nesse caso, é necessário definir suas personas para descobrir o que elas compram, que tipo de conteúdo consomem, como e onde ela consome esse conteúdo, etc.

Ciclo de compra: Assim que você tiver suas personas definidas é necessário criar um ciclo de compra para cada uma delas. A definição desse ciclo é de extrema importância para que você consiga entender como cada um de seus possíveis clientes se comporta até o fechamento da compra.

Personalização: Quanto mais informações você conseguir sobre os seus leads, melhor. Dessa forma, você consegue encaminhá-los o conteúdo que eles realmente gostariam de receber e no momento certo. Além disso, você terá mais facilidade para trata-los de forma individual.

Multicanais: a interação com os seus leads pode vir de vários lugares. Hoje em dia, as pessoas passam bastante tempo em redes socais, blogs, etc. Por isso, é importante que você entenda quais são os canais necessários para conseguir gerar os leads certos.

Integração: E por fim, para que toda essa estratégia saia conforme o planejado, é necessário que haja a integração de tudo isso. Ou seja, todo conteúdo divulgado precisa ser mensurado e analisado com bastante precisão para que a personalização seja mais eficiente.

Já com relação a metodologia do Inbound, pode ser resumida em quatro etapas:

atrair, converter, fechar, encantar.

ATRAIR

Quando falamos em atrair, não nos referimos apenas em atrair o máximo de pessoas e sim, as pessoas certas.

Portanto, gerar tráfego qualificado é a primeira ação a ser realizada para o sucesso do trabalho. Isso porque quando você atrai as pessoas certas, é mais provável que essas pessoas, posteriormente, tornem-se clientes

Alguns dos meios mais comuns utilizados hoje em dia para atrair público qualificado são:

Blog

Social Media

SEO

Landing Pages

Lembrando que tudo isso só deve ser feito após a definição das pernonas. ;)

CONVERTER

Após conseguir um volume bom de usuários em seu site, é hora de colocar em prática as estratégias para transformar esse usuário em um lead.

Para tanto, o primeiro passo é captar o email desse usuário assim como o máximo de informações possíveis a seu respeito. Porém, sempre ofereça algo em troca como ebooks, vídeos, consultorias… – Isso é claro, conforme o interesse e o momento de cada persona.

As práticas mais utilizadas atualmente para conversão de visitantes em leads são:

Calls-To-Action

Landing Pages

Formulários

E-mail

Workflows

Lead Scoring

Integração com o CRM

FECHAR

Então ok! A essa altura você já converteu os visitantes certos em leads e já tem a sua principal forma de contato, o email, certo?
A próxima etapa agora é transformar esse leads em cliente. E nós vamos explicar agora como fazer isso.
A primeira dica é: Use as ferramentas certas nos momentos certos, claro!
Existem algumas ferramentas que irão te ajudar bastante nesse processo como por exemplo:

CRM

Relatório de encerramento do ciclo de venda

Email

Automação de Marketing

ENCANTAR

Agora você já entendeu o processo de Inbound Marketing, converteu clientes em leads e está feliz da vida porque está finalmente conseguindo vendas qualificadas. Mas não pense que acaba por aí não!
Só porque seu cliente já está pagando pelos seus serviços todos os meses, não significa que ele não possa te esquecer! Isso mesmo!
As melhores empresas de Inbound Marketing sabem o quão importante é, não apenas conseguir novos clientes mas, fidelizar, engajar e encantar os atuais.
Além disso, todos sabem que clientes satisfeitos tem grandes possibilidades de continuar comprando e também podem indicar e promover a sua empresa/produtos/serviços.

Por isso, separamos aqui algumas ferramentas que são frequentemente utilizadas para encantar clientes:

Pesquisa de satisfação

Monitoramento das mídias sociais

 Gostou das nossas dicas? Esperamos que você as utilize bastante. E como presente de Natal, separamos para você algumas previsões a respeito de Inbound Marketing para 2017. Bora lá?

"As previsões para 2017 são de que a automação de conteúdo será o grande diferencial, realidade que já vem despontando no mercado internacional. E segundo nossa pesquisa, percebemos que o controle é uma das grandes dificuldades dos profissionais de marketing, que pode ser sanada com uma boa automação da estratégia como um todo. Outro grande diferencial será a maneira como o conteúdo será distribuído. Não basta ter um combustível de qualidade se você não sabe para onde ir com o seu carro, não é mesmo? Nesse sentido, é preciso pensar em uma estratégia de distribuição assertiva, que contará com as grandes mídias, mas também com a criatividade em transformá-la em um canal único de comunicação com a audiência, através da produção de conteúdo interativo, mais do que tudo. Em 2017, outro grande fator será a sofisticação da integração entre influenciadores, SEO, social media e gerenciamento de conteúdo. O ponto convergente entre eles será a tecnologia.

O conteúdo continuará sendo o grande ator central, mas quem souber utilizar a integração de forma personalizada, além de analisar os dados (Big Data) e oferecer melhores conteúdos interativos com base nessas informações, sairá na frente. Por fim, as mídias sociais continuarão estourando, principalmente na América Latina, onde o social selling é uma prioridade. E as grandes companhias irão investir bastante em conteúdos para essas plataformas."

-Hubspot.

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