Já sabe qual é o melhor modelo de e-mail marketing para a sua campanha?

Como muitos já devem saber, a utilização de e-mail marketing é uma excelente plataforma de comunicação e relacionamento no que diz respeito a Marketing Digital. Isso porque esse canal oferece diversos formatos que podem divulgar de forma personalizada suas ofertas, newsletters, ativações, cartões comemorativos, avisos úteis, etc.
Entretanto, lembre-se que cada um desses formatos deve ser enviado em ocasiões específicas. Ou seja, não é aconselhável utilizar um modelo de e-mail marketing comemorativo para vender um produto, notificar sobre atualizações em um blog, e assim por diante.
Por isso, iremos tirar algumas dúvidas sobre o e-mail marketing, seus diferentes formatos e qual é a melhor ocasião para a utilização de cada um deles. Bora lá?

Você segue um modelo de e-mail marketing?

Antes de mais nada, gostaríamos de saber: em média, quantos e-mails sua empresa costuma enviar por semana? Trabalha com templates prontos?
Utilizar modelos prontos de e-mail marketing é bastante vantajoso. Isso porque você poderá utilizar esses mesmos modelos em campanhas futuras e não haverá a necessidade de alterar e/ou criar um layout novo a cada envio e sim, poderá mudar apenas o conteúdo, evitando retrabalhos.
Mas é claro que também pode haver diferenciação nesses modelos dependendo do tipo de ação e objetivo que você deseja alcançar.
Em suma, utilizar modelos prontos, ou criar um padrão por conta própria, traz diversas vantagens como: agilidade, escalabilidade, qualidade, identidade com a marca (branding) e economia.

Modelos de e-mail marketing para diversos tipos de negócio

O HTML ainda é a forma mais eficiente de fazer e-mail marketing. Não é indicado o uso de imagens. Isso porque a maioria dos serviços irá bloquear o e-mail. Isso acontece pois os servidores não irão conseguir entender (ler) a imagem e assim, podem identificá-la como spam.
E falando em HTML, uma outra dica muito importante é: faça o e-mail em formato HTML e distribua o conteúdo entre texto e imagens.
Para isso, utilize alt tags nas imagens e sempre inclua um texto que descreva a imagem. É possível, inclusive, utilizar esse espaço para encorajar a exibição da imagem, escrevendo na alt tag, por exemplo, “eBook Introdução ao E-mail Marketing – Clique em ‘Autorizar imagens’ para visualizar.”

Você também deve colocar links nas imagens, pois dessa forma mesmo que ela não seja exibida, a área das mesmas serão clicáveis.

No que diz respeito às imagens, fique sempre atento ao tamanho das imagens! Elas não devem ser muito pesadas pois irão demorar para carregar e isso poderá fazer com que o destinatário desista de esperar pelo conteúdo da imagem ou pior, seu e-mail poderá ser interpretado como SPAM pelos serviços de e-mail.

Mas vamos ao que interessa, os modelos de e-mail marketing! Ao falar sobre e-mail marketing, podemos destacar quatro grandes formatos. Confira abaixo quais são eles:

E-mail promocional

Conforme o nome já sugere, e-mails promocionais focam totalmente em promover uma oferta. Porém, esse modelo não é utilizado somente na divulgação de produtos ou serviços. Muitas empresas usam e-mails promocionais para oferecer conteúdos gratuitos como eBooks ou outros materiais.

Um e-mail promocional pode ser:

de produtos físicos, como é o caso de e-commerces e empresas de varejo em geral, que utilizam o e-mail marketing como canal de vendas para o consumidor final;

de produtos/serviços digitais, como é o caso de ofertas de consultorias, softwares e ferramentas pagas.

Esse tipo de campanha tem como objetivo a conversão. Por isso sua estrutura é, geralmente, composta por imagens e call-to-actions do tipo “Compre aqui” ou “Baixe gratuitamente”.

E-mail informativo

E-mails informativos são também conhecidos como neswletters. Essa modalidade de e-mail serve para informar a base a respeito de suas novidades e atualizações importantes sobre seu negócio.
No que diz respeito a sua estrutura, normalmente são marcados pela presença de textos e chamadas maiores que contém links para seu site ou para seu blog. O e-mail marketing informativo deve ter o conteúdo como o centro da ação. Além disso, a informação de quem clicou em qual link é mais importante nesse caso do que as próprias métricas.

Mas para que essa modalidade de campanha obtenha o engajamento esperado, é preciso que as newsletters sejam enviadas de forma periódica. Além disso, sua marca deve estar sempre bem visível. Uma boa dica é posicionar sua marca no cabeçalho do e-mail para garantir mais visibilidade.

Modelo de e-mail transacional

E-mails transacionais são utilizados para informar algo já esperado por seus clientes. Por exemplo, informações para que os usuários confirmarem um pedido, uma compra, a troca de uma senha, um cadastro ou o recebimento de um material gratuito.

O principal objetivo das campanhas transacionais é justamente a confirmação e não a descoberta. Em sua maioria essa modalidade de e-mail é mais simples e curto e é uma excelente forma de melhorar o relacionamento com a seu mailing, principalmente por serem enviados sempre após o cliente realizar uma ação para seu recebimento.

E-mail marketing especial

O e-mail marketing especial é bastante utilizado em datas especiais para que sejam enviadas mensagens personalizadas para cada usuário.
Esse tipo de campanha é bastante utilizada para envio de mensagens de aniversário, datas comemorativas, parabenizações por alguma conquista e felicitações em geral. O objetivo principal é fazer com que o destinatário se sinta “lembrado” por sua empresa.
Com relação a sua estrutura, normalmente, são utilizados imagens e gráficos. Isso porque o e-mail marketing especial utiliza de artifícios visuais e chamadas curtas e impactantes para conquistar, surpreender e prender a atenção do destinatário.
Em algumas campanhas pode-se observar até alguns benefícios como descontos e brindes. Nesses casos, essas campanhas acabam indo de encontro com o primeiro modelo abordado nesse artigo, sendo uma espécie de modelo de e-mail marketing promocional especial.

O que fazer depois de escolher um modelo?

A utilização de e-mail marketing não vai excluir a necessidade de adaptações em seu negócio. Porém, templates pré-definidos são pontos iniciais. Mas o que vai destacar mesmo a sua marca é o uso correto de cada campanha de e-mail marketing, ou seja, utilizar o tipo de e-mail certo para a finalidade certa. Você pode saber um pouco mais sobre o assunto em nosso artigo “Principais erros em e-mail marketing que podem afetar seu alcance”.

E vale reforçar, templates são muuuito importantes para serem usados como modelos, porém, quanto mais adaptados e personalizados forem os seus e-mails, mais a identidade da sua empresa se tornará única, não só em conteúdo como também em design.

E para encerrar, não esqueça que para que uma campanha de e-mail marketing seja um sucesso, é necessário uma união de vários fatores. Não basta somente escolher o modelo certo, é necessário cuidar também fatores como segmentação, entregabilidade, nutrição, etc. E se você deseja saber mais sobre o assunto, continue acompanhando nosso blog pois nas próximas semanas iremos trazer mais artigos sobre e-mail marketing.

Voltar