O que o marketing digital agrega às empresas físicas?

A diferença entre o marketing tradicional e o marketing digital já começa pelo fato de que com o Marketing Online você não vai atrás de seus consumidores mas sim, faz com que eles venham até você!

Mas para isso acontecer, você precisa dar motivos para que esse público se interesse pelo seu negócio e, consequentemente, venha até você. Quer saber como? A resposta é muito simples: Gerando conteúdo relevante e de qualidade!

Outra característica muito atrativa do Marketing Digital é o baixo investimento, principalmente quando comparado com outras mídias mais tradicionais como televisão, revistas, jornais, rádio, etc. Além disso, mensurar os resultados do investimento é muito mais fácil.

Por isso esta vertente do marketing não é mais uma exclusividade de negócios online ou de blogs e sites, mas também bastante utilizado para promover negócios físicos.

Algumas das principais atividades do marketing digital são:

  • Gerar valor através do Marketing de Conteúdo;
  • Criar relacionamento com audiência através do Email Marketing;
  • Aumentar alcance usando SEO (Search Engine Optimization);
  • Melhorar o lado social através da Gestão de Mídias Sociais;
  • Construção e manutenção de blog e/ou site;
  • Produção de vídeos e outros materiais visuais.

Essa nova estratégia começou a despontar com o aparecimento do Google em 1998 assim como o buscador do Yahoo e da Microsoft, que permitiam que o usuário tivesse maior participação no ambiente online.

Porém foi apenas em 2006 que o Marketing Digital expandiu pra valer, quando o tráfego de buscas online cresceu para 6.4 bilhões em apenas um mês.

Por isso voltamos a perguntar: O que o Marketing Digital agrega as empresas físicas:

Não há dúvidas de que o Marketing Digital é uma tendência e já é considerado o presente e o futuro do Marketing. Mas ainda assim, existem diversas vantagens adicionais.

Uma delas é a possibilidade de monitoramento. No marketing digital você consegue monitorar com bastante precisão quantas pessoas estão acessando seu site, quantas assinam sua lista de emails e quanto o investimento em Facebooks Ads está dando de retorno em vendas.

Além disso, destacamos a possibilidade e a facilidade que os consumidores tem nos processos de compra, pois conseguem acessar a informação que desejam a qualquer momento e não apenas quando as empresas decidem.

Por essas e outras, está muito mais fácil conquistar seu público-alvo, pois não importa qual é o nicho de mercado que o seu consumidor pertence, ele com certeza também vai estar online. E o melhor, não somente ele, mas também seus amigos, colegas de trabalho, parentes...

Essas pessoas irão compartilhar as mesmas impressões que você sobre determinados produtos e serviços. Dessa forma, não será só você falando da sua própria marca, mas sim muitas outras pessoas.

E claro: a opinião de pessoas próximas é muito mais confiável do que uma empresa falando bem do seu próprio produto. E os consumidores querem adquirir produtos e/ou serviços de marcas confiáveis, que saibam se comunicar com o seu público e que ofereçam soluções personalizadas para os seus problemas.

E isso só será possível se a marca conseguir se comunicar de forma especial com o seu cliente.

Em suma, as oportunidades são muitas, o importante é você explorá-las de forma inteligente e o marketing digital pode ser um grande aliado nesse ponto.

E esse é um movimento tão forte, que até mesmo Philip Kotler concorda que se você quer fazer parte do hall de empreendimentos bem sucedidos, deve fazer mudanças na sua estratégia de marketing.

Ficou interessado? Então confira abaixo quais são os 7 elementos necessários para iniciar sua estratégia de marketing digital:

EMAIL MARKETING

Com o uso de e-mail marketing é possível estreitar o relacionamento com o seu público-alvo através de campanhas exclusivas para quem assinar sua newsletter.

BLOG

O blog é a ferramenta mais importante do Marketing Digital porque com ele você consegue estabelecer uma conexão com a audiência e ouvir suas opiniões.

MÍDIAS SOCIAIS

As mídias sociais são muito importantes pois o público se interessa pelo conteúdo publicado por marcas. Mas é claro, desde que esse seja relevante e de qualidade.

EBOOK

Com o eBook você oferece conteúdo de qualidade à sua audiência e em troca pode pedir para que a pessoa cadastre-se em sua lista de emails. Os eBooks constumam funcionar muito bem para gerar novos contatos para o seu mailing .

INFOGRÁFICOS

Infográfico é um tipo de conteúdo visual que apresenta informações complexas de forma extremamente simples. Uma grande vantagem de seu uso é que este tipo de conteúdo costuma ter 30 vezes mais chance de ser consumido, já que 40% das pessoas respondem melhor a formas visuais.

VIDEO MARKETING

Um blog que tenha links com vídeos atraem 3x mais tráfego!

WEBINÁRIOS

Webinários são palestras ao vivo, transmitidas via internet, onde quem está assistindo pode participar fazendo perguntas e dando sugestões, desde que estejam relacionadas ao tema do encontro. Ele serve tanto para gerar conteúdo gratuito, apresentar produtos para a sua audiência e também, tirar as dúvidas do público com relação ao produto que está sendo vendido.

Gostou dessas dicas? Então continue acessando nosso blog porque em breve iremos publicar um artigo explicando de forma detalhada cada um desses tópicos.

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