Por que a sua empresa ainda não investe em campanhas no Google?

Para que você consiga gerar tráfego qualificado para o seu website é necessário que seja realizado um trabalho de SEO aliado a uma boa campanha de links patrocinados (Google Adwords).

Para alavancar o crescimento orgânico do seu site e ainda, acelerar os resultados de curto prazo os Links Patrocinados,  são uma excelente opção!

Sua empresa já investiu nos links patrocinados do Google? Ainda não? Então leia nesse artigo um pouco mais sobre essa modalidade de anúncio.

Para realizar uma campanha de links patrocinados, é importante que sejam seguidos alguns “atalhos”. Por isso, confira abaixo como fazer com que a sua campanha seja bem sucedida!

O primeiro passo é estabelecer um objetivo. Iniciar uma campanha de Adwords apenas com o pensamento de “vender mais” não adianta! É necessário que sejam estabelecido uma quantidade e uma proporção plausíveis para análise de desempenho. Além disso, também se faz necessário saber em quanto tempo esse “aumento de vendas” deve ser alcançado. Vamos dar um exemplo: Se eu possuir um site que venda meias, com uma média de 300 visitas por dia e 2 vendas e desejo passar a 3.000 visitas diárias em 4 meses, vou precisar planejar melhor o investimento financeiro que será feito.

É importante que você se situe!

Para conseguir fazer com que as pessoas sintam-se interessadas por sua campanha, é necessário que ela seja objetiva e que também consiga expor da melhor maneira o seu produto. Para isso, identifique detalhadamente o que seu produto ou serviço oferece aos seus possíveis clientes e quais são as suas maiores qualidades. Por exemplo, em meu site de meias não irei vender meias de algodão e sim, pés quentinhos!

Você já conhece os seus concorrentes?

Conhecer os seus concorrentes é um passo importantíssimo! Isso porque o seu produto pode ser de excelente qualidade e o seu site pode ser muito bom porém, somente isso não te dá a certeza que irá conseguir os clientes que queria e o problema pode ser a sua concorrência! Por isso é importante que você recolha diversas informações do tipo: Quem são seus concorrentes no Google? Como e com que freqüência eles costumam anunciar? De que forma se posicionam? Para onde os anúncios levam? Recolhendo e analisando essas informações, você poderá usá-las ao seu favor em sua campanha no Google.

Uma outra dica que vale ouro é: recolha o maior número de informações possível a respeito da situação atual de sua campanha. Utilizando o Google Analytics, você consegue ter acesso ao número de pessoas que visitaram o seu site, de onde elas vem, por quais produtos procuram, até mesmo quanto tempo ficam no site e quanto costumam gastar em média… Conheça a sua clientela! Quanto mais informações você puder reunir, melhor.

Organize sua campanha por tópicos

Cada um dos seus produtos e serviços pode ser explorado de forma diferente dependendo da campanha. Também não deixe de aproveitar os recursos disponíveis como localização geográfica, idioma e tipo de anúncio para que você consiga divulgar algo que o público esteja realmente interessado.

DEFINA UMA ESTRATÉGIA!
Definir uma estratégia pode ser muito mais eficaz do que simplesmente aparecer em primeiro lugar nas buscas. Assim que você analisar todas as informações recolhidas, defina uma estratégia a ser seguida.

CUIDADO COM PALAVRAS-CHAVE DUPLICADAS!
Até mesmo o Google não aconselha usar as mesmas palavras-chave em campanhas diferentes. Essa prática pode fazer com que os seus anúncios concorram entre si. Além disso, o Google irá mostrar somente um anúncio de cada anunciante na página de resultados.

É importante ressaltar também quedirecionar os seus clientes apenas para a página inicial de seu site não é um bom negócio. O indicado é que você mande-os para as páginas de produtos nos quais clicaram nos anúncios. Isso irá lhe trazer uma taxa de conversão muito maior.

E por fim mas igualmente importante, não deixe de acompanhar o desempenho da sua campanha!

Você já estudou, recolheu diversas informações, definiu uma estratégia e montou sua campanha. Maravilha! Agora você não pode deixar de acompanhar de pertinho todos os resultados obtidos em seus anúncios. Isso irá te ajudar adefinir o melhor caminho a seguir em suas próximas campanhas.

Em suma, os links patrocinados são uma excelente forma de divulgação e, ainda contam com um excelente custo benefício. Mas se você ainda quer saber quais são as maiores vantagens e desvantagens dessa modalidade de anúncio, vamos te contar agora!

Vantagens:

 • O risco de investimento é inferior assim como o custo, já que a empresa que investe paga apenas pelo acesso do usuário ao seu site, enquanto a exibição não é cobrada. Ele pode ser contratado por pequenas, médias e grandes empresas;
 • A campanha vai para o ar quase instantaneamente. Basta a empresa programá-la ou contratar uma agencia que o faça. E mesmo assim, a maioria dos prestadores deste serviço ensina passo a passo a desenvolvê-lo;
 • Não há um contrato de veiculação, sendo que a campanha pode ser paralisada e ativada no momento que o anunciante desejar. Os anúncios aparecem em função das palavras-chave e o público está propício a vê-la, já que tem interesse no termo;
 • O anunciante tem total controle sobre a campanha, diferente de outras mídias que as estatísticas não são 100% confiáveis.

Porém, existem sim algumas desvantagens. São elas:

Desvantagens:

• Existe uma concorrência desleal, pois empresas que não são autorizadas podem utilizar um termo e conseguir clientes de uma empresa oficial, por confusão na hora da busca;
 • O fato de a maior parte do público não ter conhecimento real de que o link patrocinado é uma forma de publicidade que pode ser considerado invasão de privacidade, pois a pessoa é interceptada pela publicidade sem a sua autorização.

E se você ainda tiver alguma dúvida que queira esclarecer, entre em contato conosco!

Voltar