As principais tendências em links patrocinados para buscas no Google em 2017!

Quando um ano vai chegando ao fim, logo começam as apostas, especulações e expectativas a respeito das novidades do ano que está por vir. É claro que não podemos afirmar o que irá acontecer de fato, mas nesse artigo iremos trazer algumas tendência sobre os links patrocinados. Bora lá?

Menor Uso do Campo de Pesquisa do Google

O Google baseia-se nos interesses de seus usuários e, aliado a tecnologia da geolocalização, cada vez mais o conteúdo oferecido aos usuários será contextual às suas preferências e local. Dessa forma, quando um usuário estiver em um aeroporto, por exemplo, ele possivelmente será impactado por conteúdo associado, incluindo Links Patrocinados, sem que precise pesquisar por informações de seu interesse. Assim, cada vez menos os usuários precisarão realizar as pesquisas, já que serão expostos a informações relevantes sem nem precisar buscar por elas.

Links Patrocinados Para Pesquisa de Voz

As campanhas de links patrocinados irão se tornar ainda mais focadas através do uso da voz de seus usuários. Assim como já acontece com as entradas de texto, as palavras-chave utilizadas nas pesquisas de voz terá relação direta com os anúncios do Google AdWords.

Exclusividade do Mobile

Ainda existem muitas empresas que utilizam os mesmos anúncios tanto para uso em computadores quanto para uso em dispositivos móveis, porém, a tendência é que já nos próximos meses as empresas foquem em Links Patrocinados e páginas de destino exclusivos para exibição em smartphones e demais dispositivos móveis.

Compare Termos de Pesquisa Com Líderes de Mercado

O Planejador de Palavras-chave do Google recebeu algumas atualizações, permitindo que a ferramenta seja usada para comparar a empresa anunciante com a concorrência, e também com os 5 principais líderes do mercado naquele segmento. Através dessa ferramenta, o consultor do Google AdWords poderá ter acesso aos dados de referência sobre o ramo de atuação da empresa anunciante.

Fim do CPM?

O pessoal do Google já anunciou que o sistema de licitação dos Custos por Mil Impressões será substituído pelo CPM Visível na Rede de Display(vCPM).

Isso porque as taxas de conversão com a utilização do vCPM são superiores. Ou seja, todas as campanhas de Links Patrocinados que estavam utilizando o CPM serão migradas para o CPM Visível e dessa forma, as impressões estarão 100% visíveis.

O Limite de Frequência (recurso que limita a quantidade de vezes que os anúncios são exibidos para o mesmo usuário na Rede de Display) passou a ser contabilizado apenas com as impressões visíveis. 

Snippets Estruturados

Os Links Patrocinados do Google podem ser enriquecidos através de linhas de informações adicionais sobre a natureza e variedade da empresa. Esse recurso acaba tornando os Links Patrocinados mais completos, pois conseguem fazer com que os internautas tenham uma prévia mais detalhada do que eles vão encontrar ao acessar seu site.

Objetivos de Marketing na Rede de Display

A Rede de Display oferece muitas vantagens para empresas que utilizam os links patrocinados para anunciar. E para facilitar ainda mais, em 2015 o Google AdWords passou a oferecer os Objetivos de Marketing. Através dessa plataforma você pode selecionar as metas do seu negócio e ser direcionado pelo Google para recursos específicos que irão funcionar melhor de acordo com os objetivos de marketing escolhidos por você. Esses objetivos são:

  • Promover o reconhecimento
  • Influenciar a consideração
  • Promover uma ação
  • Anúncios personalizados de acordo com o local

Através dessa ferramenta é possível personalizar seus anúncios patrocinados utilizando atualizações em tempo real, de acordo com o contexto da pesquisa. E o melhor é que é possível verificar a localização dos usuários. Dessa forma, o anunciante não vai entregar uma mensagem padrão para todos os internautas. Em vez disso, será possível personalizar cada um dos textos de seus anúncios conforme a localização geográfica de cada possível cliente, ou no local que ele tem interesse. 

Colunas de Interação

Foi adicionado ao painel do Google AdWords as chamadas Colunas de Interação que serão utilizadas para que o consultor de Links Patrocinados consiga avaliar e comparar as interações ocorridas entre diversas campanhas. Vamos dar um exemplo, a coluna “Interações” apresenta o número de cliques ocorridos na pesquisa do Google e o número de exibições de um vídeo na Rede de Display. Assim, o analista de web marketing vai conseguir comparar as métricas principais de cada campanha. 

TrueView Integrado à Interface do Google AdWords

A um tempinho atrás as métricas das campanhas de vídeos do TrueView só podiam ser visualizados em uma seção exclusiva do AdWords. Em 2015 houve uma mudança e as campanhas TrueView foram unificadas às campanhas da Rede de Pesquisa, Rede de Display e Google Shopping. E o melhor de tudo isso, tudo isso na interface principal do Google AdWords. Através dessa atualização, o potencial do TrueView começou a ser explorado de uma maneira mais rápida e bem mais dinâmica em um AdWords unificado. 

Lista de E-mails Para Anúncios Personalizados

Nesse ano o Google AdWords lançou uma ferramenta muito bacana para utilização na publicidade personalizada na internet: a possibilidade de upload de listas de e-mail de clientes das empresas anunciantes. O principal objetivo dessa ferramenta é aumentar a segmentação das campanhas, para que essas possam gerar anúncios mais relevantes e atinjam um público-alvo cada vez mais específico. Os anúncios personalizados podem ser exibidos para a lista de clientes na rede de pesquisa, no YouTube ou no Gmail. 

Simulador de Ajuste de Lance Para Mobile

Já pensou? A partir dessa ferramenta, o consultor de Links Patrocinados vai conseguir visualizar como os ajustes de lances no ambiente mobile vão afetar o desempenho das campanhas, desde impressões até cliques e conversões. Esse simulador já está disponível para campanhas de Links Patrocinados que estão sendo veiculadas na rede de pesquisa do Google e no Google Shopping. 

Todas essas tendências são realmente ótimas e podem ajudar muito todos aqueles que já utilizam os links patrocinados para promover sua marca. Para nossa sorte, o Google AdWords está constantemente atualizando e melhorando o seu sistema e lançando novas ferramentas. O objetivo dessas melhorias e atualizações é facilitar a criação, gestão e otimização dos Links Patrocinados, além é claro, de aumentar a relevância dos anúncios apresentados para o público-alvo.

Voltar