Redes sociais como veículos de comunicação: quais são as tendências?

Já faz um tempinho que as redes sociais transformaram-se em um dos segmentos que mais crescem em todo o mundo e é claro que o pessoal do marketing não poderia deixar de ver inúmeras oportunidades ali. A Publicidade nas redes sociais já é um caminho sem volta no que diz respeito a tendências de marketing online e as empresas precisam estar atentas a esse novo cenário.

Isso porque são justamente as mídias online que permitem uma maior aproximação do consumidor e a criação de laços de relacionamento. Por isso é cada vez maior o número de empresas que estão buscando as mídias sociais para divulgar seus serviços e produtos.

Mas por serem totalmente diferentes de outras formas de marketing online que as empresas estavam acostumadas a utilizar, a tendência das redes sociais acaba trazendo consigo alguns desafios. Existe uma mecânica própria na divulgação em mídias sociais que obedece formas mais sutis e estruturadas do que a encontrada em links patrocinados e SEO (otimização para motores de pesquisa ou otimização para mecanismos de busca), por exemplo.

Mas afinal, vamos descobrir como funciona o marketing nas redes sociais?

O marketing nas mídias sociais é baseado na utilização das principais redes sociais como ferramentas de promoção de uma marca, assim como a divulgação de seus produtos e serviços.

Claro que é possível utilizar esses canais para outras ações, como por exemplo a criação de um canal de atendimento ao cliente, mas o principal objetivo das marcas ainda sim é a promoção de seus produtos e serviços.

Os profissionais de marketing digital  responsáveis pela criação dessa modalidade de campanhas utilizam ferramentas como Facebook, Twitter, Instagram, Google+, etc.
A escolha da rede social vai depender do caso e segmento de atuação da empresa.

É importante que as empresas estejam atentas a alguns detalhes como por exemplo: o marketing nas redes sociais classifica-se como “marketing de display”, e funciona de uma forma diferenciada de outros canais como marketing de busca. É importante que as empresas se adaptem a essas diferenças para não caírem na armadilha de transformarem seus perfis em simples murais de promoções, sem interatividade e mensagem dirigida.

Uma outra característica importante de ser destacada é a importância de se trabalhar com o marketing de relacionamento, onde o objetivo principal é criar laços de contato com seus clientes em potencial. Somente após essa etapa, será introduzida, de forma muito sutil, a mensagem publicitária.

Mas será que vale a pena investir em marketing nas mídias sociais?

Com certeza sim!
O investimento em marketing digital nas redes sociais traz bastante retorno, porém não pode tornar-se a única estratégia de comunicação utilizada por uma empresa. As mídias sociais são apenas mais um canal de divulgação a ser utilizado e por isso devem ser devidamente avaliadas para que se encaixem no panorama geral da estratégia de marketing digital das empresas.

Mas a maior vantagem dessa modalidade de divulgação é que ela permite a aproximação do público-alvo, de uma forma mais pessoal e claro, segmentada. A partir das mídias sociais é possível que as marcas, independentemente de seu segmento, aproximem-se do consumidor de uma maneira mais efetiva e dessa forma, é possível conhecer as necessidades e anseios desse consumidor de forma mais direta e efetiva, facilitando assim, não somente a criação de estratégias mais eficientes, como também permite um maior conhecimento sobre o público que a marca almeja impactar.

Estratégia de médio a longo prazo

Quando falamos em marketing digital, aí podemos incluir marketing em redes sociais, um fator que não deve ser esquecido é que uma estratégia de marketing nas redes sociais exige um prazo de maturação, e por esse motivo é considerada uma estratégia de médio a longo prazo, já que, assim como em nossa vida, nas redes sociais os relacionamentos também não são criados da noite para o dia. Portanto, é necessário montar um planejamento bem detalhado contendo as estratégias que serão adotadas e preparar-se para muito trabalho, porque produzir conteúdo relevante é quesito essencial nesta área.

Um outro fator que deve ser levado em consideração também é a possibilidade de fidelização que essa estratégia proporciona, já que estes contatos criam laços de relacionamento que fazem do retorno do marketing em redes sociais um dos que mais se destaca em uma estratégia de marketing digital.

É fato que a inovação no mundo virtual é constante e a cada ano que passa nos deparamos com previsões de quais assuntos e tendências estarão em foco. Por isso, separamos aqui algumas das principais tendências nas redes sociais em 2017.

Real time

As transmissões de conteúdo em tempo real já estão tornando-se cada dia mais populares no marketing de conteúdo em Mídias Sociais, seja no Snapchat, ou até mesmo no Facebook. No próximo ano a tendência é que esse recurso fique ainda mais forte, aliado, é claro, ao relacionamento com seu público de uma forma mais ágil e com publicações sobre assuntos que estão acontecendo no exato momento.

Realidade aumentada

O Foursquare, aplicativo de geolocalização, está apostando forte nesse ano em realidade aumentada. Essa, por sua vez, é uma forma de conectar o mundo real com o virtual, e é considerada por pessoas como Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, como o futuro da internet.

O Foursquare ficou bastante conhecido como o aplicativo para fazer check in e recomendações de locais e irá utilizar a realidade aumentada a seu favor para atrair ainda mais usuários.

Conteúdo em vídeos

Os conteúdos em vídeo estão se tornando os grandes causadores de engajamento, e em 2017 o reinado dessa modalidade de conteúdo deve continuar. A força dos vídeos curtos é tão grande que pode ser verificada através do sucesso de aplicativos como Instagram, Snapchat e Periscope.

E falando em vídeo, o Youtube, que é o maior canal de vídeos do mundo, vai continuar investindo milhões em sua plataforma para conseguir se manter no topo das redes deste tipo de conteúdo, além de oferecer grandes oportunidades para aqueles que desejam obter grandes audiências com custo baixo.

Mídia paga

A mídia paga já é uma realidade porém, a tendência é que em 2017 a necessidade de investimento em publicidade paga nas mídias sociais seja ainda maior. O alcance orgânico, conforme já havíamos previsto, vai continuar caindo e irá se tornar cada dia mais difícil não destinar verba para ferramentas como o Facebook Ads.

Botões Call-to-action

O conceito de call-to-action é bastante simples: induzir o usuário a realizar alguma ação. Para isso é necessário que a chamada seja bastante intuitiva e objetiva. Os botões utilizados nesse recurso estão sendo cada dia mais utilizados nas mídias sociais, como já se pode verificar com o Pinterest, que permite que o usuário realize suas compras dentro da própria rede social. Muito bacana, não é mesmo? O Instagram é outra rede social que começou a utilizar botões Call To Action há pouco tempo e obteve efeitos muito positivos.

A tendência é que cada vez mais o recurso Call To Action seja utilizado nas redes sociais, para incentivar que seus usuários interajam de forma mais efetiva com sua marca.

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