Saiba como fazer a gestão das redes sociais de sua empresa

Gerenciar as redes sociais envolve diversas etapas e é muito mais do que simplesmente fazer publicações. Atualmente, quem se destaca nas mídias sociais são empresas que enxergam o valor dessa ferramenta e a utilizam como canal de comunicação com os seus clientes e como canal de promoção, tanto da marca como dos produtos/serviços e conteúdos.

Como consequência disso, a cada dia mais as empresas estão criando seus perfis nas redes sociais para assim, se aproximarem de seus clientes e não perder para a concorrência. O problema é que muitas delas acabam iniciando sem nenhuma estratégia definida e sem saber muito bem como fazer um gerenciamento correto de redes sociais.

Sabemos que não é fácil para uma empresa que está iniciando nas mídias sociais definir que tipo de conteúdo será publicado, se terá uma abordagem mais leve ou mais séria, com qual frequência deve postar nas redes sociais, quais métricas analisar etc.

Por isso, nesse artigo iremos trazer algumas dicas práticas que podem ser úteis para você aplicar diariamente no gerenciamento de redes sociais.

O que é gerenciamento de redes sociais

Conforme já comentamos no começo desse artigo, gerenciar as redes sociais é muito mais que simplesmente fazer publicações. Uma gestão de mídias sociais envolve muitas etapas que envolvem desde a definição da estratégia e do posicionamento, o planejamento de publicações e a execução até o monitoramento e o levantamento dos resultados.

Para tanto, é necessário um profissional responsável exclusivamente por esse canal. Dessa forma, essa função será vista como um processo importante e necessário para a empresa e não somente como uma obrigação que não traz benefícios reais.

Em quais redes sociais devo estar presente?

Em nosso artigo Você sabe quais são as redes sociais mais usadas no Brasil? você pode começar a entender melhor sobre cada uma das redes sociais e suas funcionalidades. Porém, se você já comprou a ideia de investir efetivamente nas mídias sociais, você deve estar se perguntando o que exatamente deve começar a fazer, certo?

Para começar, é preciso definir em quais redes sociais faz sentido o seu negócio estar presente. Isso porque algumas redes sociais, como o Facebook, por sua abrangência de públicos, exige que boa parte das empresas, independentemente do tipo de negócio, esteja presente. Já outras, como o Instagram, pode ser que tragam muito mais resultados para um ecommerce de roupas do que para uma empresa de serviços corporativos.

Quanto mais cedo você descobrir onde o seu público está, melhor! E muitas vezes a única forma de descobrir isso é testando. Afinal, você não vai perder nada se criar um perfil em uma rede social e descobrir que a sua persona não está lá.

Como montar a minha estratégia nas mídias sociais?

Aqui está o grande segredo! Se você não possui uma estratégia bem definida, a sua empresa terá um perfil nas redes sociais mas não saberá o que fazer com ele. E é justamente nesse ponto que muitas empresas pecam, acabam não enxergando o real benefício desse investimento e desanimam.

É muito importante definir qual o objetivo de estar presente nas mídias sociais. Para o SiteNauta, por exemplo, as mídias sociais estão entre os mais importantes canais de geração de Leads. Porém, existem diversos objetivos que podem estar atrelados à sua estratégia. Confira abaixo as principais:

  • Divulgação da marca;
  • Ser um canal de comunicação com os clientes;
  • Criar uma comunidade fã da sua empresa;
  • Educação através da divulgação de conteúdo;
  • Vendas.

De preferência, escolha apenas um objetivo para ser o carro chefe da sua estratégia – para ter foco – e que o objetivo esteja atrelado com o momento da sua empresa.

Mas não esqueça do mais importante: essa estratégia pode – e deve – variar conforme o tempo. Se você constatar que sua empresa chegou ao seu objetivo e que a divulgação da marca não é mais tão importante, o próximo passo pode ser começar a focar em vendas.

O que deve ser publicado nas redes sociais?

Esse tópico depende essencialmente do anterior. Para definir o que será publicado, é muito importante saber qual o seu objetivo. Conforme já comentamos, o principal objetivo da estratégia de mídias sociais aqui no SiteNauta é a geração de Leads, já que dependemos disso para munir a nossa equipe de vendas.

Tendo isso em vista, a maior parte das nossas publicações são algum tipo de conteúdo, sejam eles posts do blog ou materiais ricos como eBooks. Esse tipo de publicação serve para nutrir cada vez mais as nossas redes sociais.

Porém, não podemos esquecer que entrar em contato com o nosso seguidor/cliente e prospectar a nossa marca também é muito importante na nossa estratégia. Por isso, também devemos fazer outros tipos de publicações que não estejam diretamente relacionadas aos nossos conteúdos. Por exemplo:

  • Vídeos institucionais ou sobre conteúdos relevantes de nosso segmento;
  • Posts relacionados a datas comemorativas (como o Dia das Mães e o Dia da Mulher);
  • Imagens e GIFs divertidos para interagir com os nossos seguidores.

Com qual frequência devo publicar nas redes sociais?

Também vale salientar que é muito importante manter um calendário de publicações para que isso não se perca com o tempo. No começo pode ser difícil quando ainda não há disponível um arsenal de conteúdos para publicar. Porém, conforme a sua estratégia de Marketing de Conteúdo for evoluindo, você terá muito mais material rico para as suas redes sociais.

No SiteNauta publicamos no mínimo um post novo do blog nas redes sociais por semana além de postagens sobre assuntos diversos diariamente.

Além disso, cada post do blog é republicado em nossa fanpage em horários e dias da semana diferentes. Assim, públicos que acessam as redes sociais em horários diferentes terão as mesmas chances de ver a publicação.

Claro que fica muito mais fácil manter esse calendário consistente produzindo conteúdos novos todos os dias. Porém, a mensagem que queremos passar aqui é a de que você não precisa ter essa grande quantidade de conteúdo desde o início: o importante é se manter presente e fazer publicações relevantes para o seu público.

E, para isso, não importa se você vai publicar um artigo de um blog externo que você achou interessante ou um vídeo curto que você mesmo produziu com algumas dicas relacionadas ao seu negócio.

 

 

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