Sete sinais que comprovam que a sua empresa precisa estar na internet

1. Sua cartela de clientes diminuiu

Você notou que de um tempo pra cá as suas vendas caíram e sua cartela de clientes diminuiu? Pois é, este pode ser um dos sinais de que a sua empresa precisa (urgentemente) estar na internet, isso porque ela auxilia muito nas vendas, considerando que muitas pessoas hoje em dia, antes de comprarem algum produto ou serviço, fazem pesquisas na internet para levantarem informações como preço e qualidade sobre determinado produto. E não para por aí! As pessoas não se satisfazem mais só com a opinião de seus amigos e/ou familiares. Portanto, se a sua empresa souber usar essa mídia a seu favor, sem dúvidas alavancará cada vez mais suas vendas.

2. Sua empresa não está de fato na Internet

Para que a sua marca inicie uma presença digital não é necessário muita coisa não. Entretanto, não basta somente possuir uma página no Facebook e ficar dando bom dia ou boa tarde aos seus seguidores. Claro, temos que concordar que já é melhor do que nada, mas entenda que essas ações não vão trazer envolvimento com o cliente, não irá despertar nele a vontade de comprar o produto ou serviço e nem irá te diferenciar entre um concorrente, pois não passa o valor do seu produto. Além disso, nem de longe esse será um fator decisivo para convencer o consumidor a comprar com você.

É importante que você tenha presença forte em várias plataformas digitais, como por exemplo um site para poder ressaltar mais a parte institucional de sua marca e divulgar informações da empresa, um blog também é excelente. Com ele é possível manter a sua audiência atualizada sobre assuntos relacionados ao seu segmento. Aproveite também as redes sociais como Instagram, Snapchat e Facebook. Em nosso artigo VOCÊ SABE QUAIS SÃO AS REDES SOCIAIS MAIS USADAS NO BRASIL? Você pode descobrar qual delas é a mais apropriada para o seu tipo de negócio. Também é imprescindível que você anuncie a sua marca em sites de anúncios, como, por exemplo, os da própria cidade. Dessa forma, sua marca estará ainda mais próxima do cliente, pois se ele foi até esse site sabendo que é da cidade, é porque procura uma empresa por perto.

Isso acontece porque as pessoas buscam mais contato com a marca, elas querem ter um relacionamento mais próximo e conhecer mais sobre ela. Por isso, cabe a você entender essa realidade e acabar com a distância entre cliente-empresa. Assim, o seu relacionamento com o cliente só tende a melhorar.

3. Não tem conteúdo relevante na internet sobre o seu segmento

Se você fizer uma pesquisa na internet sobre assuntos relacionados ao seu produto ou serviço e não encontrar nenhum conteúdo, anúncio, notícia ou blog falando sobre, significa que tem uma grande oportunidade nas mãos!

No momento em que você começar a produzir conteúdo relevante sobre este assunto, logo você vai se tornar referência no tema pois, conforme ele for crescendo, os concorrentes também terão interesse em abordar sobre ele, e sua empresa já terá autoridade sobre o tema. ;)

E sobre os anúncios é importante ressaltar: se você pesquisa na internet empresas do mesmo segmento que o seu e não encontra anunciantes, é um sinal de que deve aproveitar, pois ao menos no início a sua empresa será a única anunciante.

4. Você ainda utiliza as mesmas técnicas de vendas de anos atrás

Se você trabalha utilizando as mesmas técnicas há anos e elas não estão mais dando o mesmo resultado, é porque já não é mais adequada, certo?

Entenda que o consumidor não gosta mais daquele marketing tradicional em que a empresa fica “insistindo” a venda de seus produtos através de anúncios forçados. Os tempos mudaram e hoje o consumidor gosta mesmo é de procurar pelo produto e ir até a marca, não o contrário. Por esse motivo, os seus anúncios devem estar presentes nos lugares onde acredita que o cliente pesquisará. Ou seja, você deve pensar estrategicamente em que fase da venda o anúncio entrará e como ele poderá ajudar em suas etapas da venda.

5. Falta inovação na sua forma de divulgação

Você até tem vontade de criar uma estratégia de comunicação diferente mas muda de ideia assim que percebe que o custo para produzir e veicular ficaria muito caro, bem acima do seu orçamento? Então, com a internet esse cenário muda bastante. Isso porque você tem a possibilidade de passar bastante informações na divulgação, atualizar na hora em que precisar, inserir promoções relâmpagos, promoções em datas comemorativas e ainda assim gastar um valor que cabe no bolso. O mundo digital oferece uma infinidade de possibilidades! A partir disso, sua divulgação ficará sempre diferente e será muito mais acessível para fazer as mudanças que preferir.

6. Falta segmentação: você quer atingir todo tipo de público de uma vez só

A maioria das plataformas de divulgação tradicionais não te permite escolher qual a idade do público que quer atingir exatamente, nem o sexo, onde mora, escolaridade e gostos pessoais. E é justamente essa falta de segmentação que pode estar te fazendo desperdiçar dinheiro. Tentar atingir diversos tipos de públicos de uma só vez não funciona! Investir nisso é como espalhar uma mensagem “ao ar”, pois assim, até as pessoas que não são seu público-alvo acabarão recebendo. A linguagem é diferente para cada um: uma pessoa adolescente utiliza mais gírias do que uma pessoa mais madura, por exemplo, os horários para distribuir essa mensagem devem ser diferentes para cada público, visto que têm aqueles que dormem mais cedo ou mais tarde, e assim por diante.

Uma outra super vantagem da internet é que você consegue ir mensurando e medindo todos os resultados do seu anúncio ou campanha em tempo real. Muito legal não é mesmo?

7. Seus concorrentes são mais conhecidos que você

Faça o teste: se por um acaso somente seus amigos próximos e familiares que conhecem bem a sua empresa lembram dela com facilidade, você pode estar enfrentando um grande problema que poderá te gerar muita dor de cabeça a longo prazo caso você não reverta esse quadro. Uma marca que não investe em posicionamento corre o risco de ficar sempre na mesma, de sempre ter a mesma base de clientes e não crescer.

Quando você anuncia na internet você cria uma estratégia para melhorar a lembrança e posicionamento da sua marca. Claro que isso não vai acontecer da noite para o dia. Mas com persistência, logo você terá como resultado o aumento em sua cartela de clientes, mais pessoas procurando pelo seu negócio e um consequente aumento do lucro. \o/

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