Três formas simples (e baratas) de divulgar a sua empresa no meio digital

A cada dia que passa, os empresários e jovens empreendedores estão se perguntando como podem divulgar suas empresas para um maior número de pessoas e assim, atrair novos clientes ou mesmo, serem reconhecidos por clientes em potencial que até então nem estão cientes da existência daquele determinado produto e/ou prestação de serviço. A divulgação na internet têm se mostrado muito eficiente nesse aspecto. Além de ter um grande alcance e altas possibilidades de segmentação, os anúncios online estão tendo uma grande vantagem sobre outras formas de mídia convencias como televisão, jornal e revista, que é o preço! Entenda melhor como você pode tirar proveito disso em nosso artigo dessa semana. Boa Leitura!

Para te ajudar, resolvemos criar um pequeno “roteiro” para que você possa conhecer a realidade do universo da divulgação online e ter pelo menos uma orientação inicial sobre quais caminhos seguir.

É claro que dificilmente iremos conseguir sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto, até porque o assunto é um tanto complexo e oferece múltiplas possibilidades. Porém, nosso principal objetivo aqui é deixar a questão da divulgação na internet o mais clara possível. Além disso, você pode ler nossos artigos anteriores sobre Marketing Digital para entender um pouquinho mais. ;)

1.      Quer divulgar a sua empresa na internet? Faça um planejamento

Assim como no marketing convencional, o planejamento de marketing é o primeiro passo para quem deseja divulgar uma empresa na Internet de forma eficiente e profissional.

O que isso quer dizer? Que não adianta nada você sair por aí criando ações de marketing online isoladas, se não houver por trás dessas ações uma orientação em termos de público-alvo e canais a serem utilizados. Divulgar uma empresa na internet não é isso. Precisamos sempre que possível, criar uma sinergia no marketing digital para potencializar as ações.

O marketing digital tem como pressuposto a integração de diversos canais para atingir um objetivo único, a exposição de uma marca, produto ou serviço. Portanto, ações isoladas que não possuem um alinhamento, perdem sua força e dificilmente trazem os resultados esperados.  

Em nosso artigo “Estratégia de conteúdo certeira! Confira aqui os primeiros passos” você poderá ter uma boa noção sobre questões referentes ao planejamento de suas ações digitais.

Os primeiros passos para a divulgação de uma empresa na internet são: determinar e conhecer o seu público-alvo e criar as suas Personas. Somente após essas etapas você estará pronto para estabelecer qual estratégia, quais as ferramentas e quais canais podem ser utilizados para atingir esse público de maneira eficiente.

2.      A divulgação pode começar no seu próprio site

Assim que você determinar a estratégia para a divulgação da sua empresa na internet, é hora de analisar as questões internas.

Você sabia que muitas vezes a eficácia de uma campanha de marketing online, depende muito mais da estrutura e conteúdo do site em si do que de ações externas?

É o caso, por exemplo, do SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca. Sem uma boa estrutura interna, não há qualquer chance do seu site conseguir uma boa colocação nas páginas de respostas do Google, na área de busca orgânica (resultados não pagos).

Até mesmo campanhas de links patrocinados podem ter seus resultados afetados negativamente se a estrutura interna do seu site não estiver adequada. Portanto, fique atento: um bom projeto de SEO é essencial para o sucesso nessa área.

Por isso, se você quer divulgar sua empresa na internet, uma das primeiras coisas que costumamos recomendar é adequar o seu site a esse objetivo, criando um ambiente propício e adaptado às diversas demandas que uma boa campanha de marketing digital exige.

Um Site de resultados precisa ser relevante para seu cliente, além de desempenhar funções que auxiliam no seu negócio, caso contrário será apenas um enfeite digital. Aqui no SiteNauta, nós desenvolvemos sites responsivos pensados em SEO e conversão, o que facilita muito a captação de novos contatos e, consequentemente, vendas. Saiba mais clicando aqui.

3.      É hora de criar campanhas para divulgar sua empresa na internet

Assim que você estiver com o site ajustado, é hora de pensar em campanhas de divulgação pela internet.

Você sabia que é possível ser encontrado por clientes no exato momento em que eles pesquisarem no Google pelo serviço que você oferece? Isso mesmo! No SiteNauta, realizamos um levantamento de palavras-chave que se relacionam com o seu produto ou serviço, analisamos a concorrência e definimos a estratégia final para posicionar sua marca nas primeiras posições dos mecanismos de busca como o Google.

Mas é claro, a escolha dos canais a serem utilizados depende, obviamente, do que foi determinado em sua estratégia. Entre as diversas opções para divulgar sua empresa na internet destacamos também:

E-mail marketing em suas diversas modalidades

Marketing nas redes sociais

Marketing de conteúdo

Todos os serviços citados acima também são desenvolvidos de forma profissional e estratégica aqui no SiteNauta. Saiba mais clicando aqui.

Como você pode ver, as opções são muitas e seus custos também variam bastante.

Com tantas possibilidades você pode ficar inicialmente confuso. Duas possibilidades que podem te ajudar são: a capacitação de pessoal interno para desempenhar o papel técnico e acompanhamento dessas ações ou a terceirização dessas tarefas com uma agência especializada.

Caso você opte por fazer o desenvolvimento dentro da própria empresa, você tem a vantagem de contar com um profissional de marketing online totalmente alinhado com as questões estratégicas da empresa e profundo conhecimento do mercado em que ela atua.

No caso da terceirização do trabalho de marketing digital, a grande vantagem é contar com uma equipe pronta para colocar em ação seu programa de divulgação. O grande problema é saber se a agência está realmente preparada para entregar o serviço contratado tendo como foco o sucesso das suas campanhas e não somente o que ela vai lucrar com o seu investimento em mídia.

Por isso é importante sempre consultar o portfólio da agência antes e conversar com alguns clientes antes de fechar negócio. Além disso, na hora da contratação, é necessário exigir a apresentação de relatórios de resultados, afinal de contas, marketing digital significa geração de resultados palpáveis e retorno do investimento feito. Fora isso, é apenas gasto.

Como você pode ver, não se trata apenas de saber como divulgar uma empresa na internet, mas, principalmente, quais os caminhos deve-se seguir e quais são as melhores ferramentas a serem utilizadas.

Por isso, nosso principal conselho é: planeje com muito cuidado o seu roteiro de marketing digital para divulgar o seu negócio na internet.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo.

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