Venda mais pelo Facebook: passos simples para atingir o público online

Dentre todas as estratégias de Marketing Digital que sua empresa pode utilizar para impulsionar seu negócio, estar no Facebook é uma das mais importantes. O principal motivo de todos é seu alcance: o Facebook é uma rede social de alto impacto, sobretudo no Brasil, onde 90% da população que usa a internet no país faz parte da rede, ou seja, mais de 90 milhões de pessoas.

No entanto, utilizar o Facebook como negócio é diferente de utilizá-lo pessoalmente. Entender que há essa diferença é fundamental, e se você pretende começar uma estratégia de Marketing Digital dentro do Facebook, há algumas etapas que precisam ser completadas e algumas dicas seguidas.

Acontece que ao mesmo tempo que a maior parte da população está no Facebook, a maior parte das empresas também estão. Portanto, como disputar essa audiência com empresas que já estão desenvolvendo marketing no Facebook há tanto tempo?

Para responder à essa pergunta, o SiteNauta trouxe algumas dicas para você que quer começar a sua estratégia de marketing no Facebook e começar a reunir os primeiros resultados.

Basicamente, acreditamos que entregar um conteúdo relevante para a pessoa certa é o que devemos fazer para termos sucesso nas campanhas. Mas o que é esse conteúdo relevante e essa pessoa certa? Bom, isso é o que vamos ver ao longo desse artigo.

Se identificou com essa oportunidade? Confira abaixo os primeiros passos de como iniciar do zero a sua presença no Facebook.

Como sua empresa pode começar com Marketing no Facebook

Mesmo que você já tenha um perfil no Facebook, saiba que utilizar a rede para seu negócio é bastante diferente do que utilizá-la pessoalmente. Tudo começa já na forma como você leva seu negócio para o Facebook. Diferente do lado pessoal, você não cria um perfil, mas uma página. Utilizar uma página para sua empresa te dá muito mais alternativas do que perfis pessoais, e uma possibilidade de alcance muito maior.

Criando uma página no Facebook

Criar uma página no Facebook é um processo bastante simples. Basta acessar o link http://www.facebook.com/pages/create.php e escolher qual o tipo de página que você deseja criar. O Facebook fornece diversas opções como:

● Negócios locais ou local

● Empresa, organização ou instituição

● Marca ou produto

● Artista, banda ou figura pública

● Entretenimento

● Causa ou comunidade

Cada uma dessas opções possui subcategorias bem específicas para que seu negócio esteja bem explícito para quem visitar sua página. Depois de escolher a qual segmento sua página pertence, você chegará ao próximo passo.

1. Sobre: Aqui você adiciona uma descrição para que as pessoas entendam sobre o que sua página se trata, adiciona um website próprio (caso haja) e já tem a opção de personalizar a url de sua página dentro do facebook. Exemplo: http://facebook.com/sitenauta.

Tome cuidado e pense bem, pois trocar esse nome posteriormente não é uma tarefa das mais rápidas. Caso ache melhor, você pode fazer isso mais tarde nas configurações.

2. Foto do perfil: Carregue uma foto que será a identidade de sua página no Facebook. Você pode fazer o upload de um arquivo de seu computador ou importar de um outro site.

Você pode executar esse passo depois também caso ache melhor.

1. Adicione aos favoritos: Essa opção serve para que sua página fique posicionada na barra lateral esquerda de seu painel no Facebook, facilitando o seu acesso.

2. Público preferido para a página: Defina o público com o qual você mais gostaria de se conectar. Qualquer pessoa pode encontrar sua Página, mas ao preencher esses campos o Facebook irá favorecer a exibição a pessoas mais relevantes. Personalize por idade, localização, gênero e interesses.

Após completar esses 4 simples passos sua página estará oficialmente criada e pronta para ser utilizada. Mas, antes, você deve personalizá-la ainda mais para obter melhores resultados.

Abaixo, vamos falar sobre importantes elementos de sua página que devem ser tratados com bastante cuidado:

Foto de perfil e de capa

A foto do perfil é a principal imagem de sua empresa no Facebook. É a imagem que irá aparecer sempre que você compartilhar um conteúdo novo no feed de notícias, assim como acontece quando você compartilha algo em seu perfil pessoal.

Portanto, utilize sempre a imagem que identifica sua empresa, ou a logo, no caso. Importante também estar atento a um detalhe: a imagem de perfil por padrão é quadrada, ou seja, antes de inserir essa imagem, tenha em mente que se ela tiver outra forma, isso não vai funcionar.

O recomendado é que a resolução mínima seja de 180x180px para que não haja distorções.

A foto de capa é outro elemento de suma importância na página de sua empresa, e a principal e maior imagem que o visitante identifica quando acessa a sua fanpage.

O principal aqui é você personalizar uma imagem com o tamanho exato da resolução para que nenhum elemento da imagem fique cortado. Recomendamos um mínimo de 851x315px.

Há várias formas de você utilizar esse artifício de maneira criativa. Uma imagem de capa pode conter uma oferta, as visões da empresa, o apoio a uma causa, o slogan de sua empresa, uma foto (interna ou externa) de sua empresa, a foto de um produto seu, ou qualquer outra imagem que represente sua marca de alguma forma.

Abas personalizadas

Apesar da constantes mudanças no visual do Facebook, um elemento sempre se mantém

presente nas páginas: as abas. E apesar de estarem em posição de destaque no topo, muitos negócios não exploram todo o seu potencial.

Abas (ou aplicativos) são aquelas janelinhas que aparecem logo abaixo da foto de capa da página.

Por padrão, o Facebook oferece 5 opções delas: fotos, curtidas, eventos, vídeos e notas (a exibição das três últimas é opcional). Como cada página pode ter até 12 abas, você pode criar abas personalizadas e oferecer mais conteúdo relevante para o seu público.

Quer saber o melhor? A customização pode ser realizada com iFrames, que são basicamente um documento HTML dentro de outro documento HTML. O que isso quer dizer? Que tudo que um site conseguir fazer em HTML pode virar um aplicativo, pois é como se eles puxassem o conteúdo de uma página da Internet para dentro do Facebook.

Explore o contexto do seu negócio e pense em opções interessantes e que ajudem as pessoas a encontrar informações sobre seus produtos e serviços.

Vamos imaginar uma situação: se você está com fome e busca restaurantes japoneses no Facebook, o que seria um diferencial para escolher onde comer? Se uma página exibe uma aba com cardápio e você gostar das opções, ponto para ela.

Em outro momento você procura uma agência de passeios turísticos na cidade X. Uma das opções mostra uma aba com os passeios e horários oferecidos. Você acha um legal e já agenda o tour. Muitas vezes o visitante não tem nem o trabalho de ir para o seu site: o que ele busca já pode estar no Facebook. Em um mundo onde ninguém quer perder tempo, ponto pra você!

As ideias são inúmeras: desde páginas de produtos e endereços das lojas até oferta de empregos na sua empresa, como esse exemplo da Red Bull. Pense em quais informações um visitante no Facebook precisa para tomar sua decisão de compra. Tenho certeza que não faltarão opções.

E para quem está se perguntando o quanto pode faturar, de fato, com o Facebook, separamos aqui um infográfico com os números da rede social do Titio Mark que vão te surpreender!

ESSE MATERIAL FOI CONSTRUÍDO JUNTAMENTE COM A EMPRESA RESULTADOS DIGITAIS. POR ISSO, SE VOCÊ GOSTOU E QUER SABER MAIS SOBRE MARKETING DIGITAL, ACOMPANHE NOSSO BLOG POIS NA SEMANA QUE VEM TEM MAIS! ;)

Voltar