Você já conhece os tipos de segmentação no Facebook?

Não é de hoje que o alcance orgânico de postagens nas páginas do Facebook vêm caindo drasticamente. Por esse motivo, impactar significativamente o seu público ficou bem mais difícil para as marcas que passaram a ter nesta rede social um ponto estratégico para sua presença online.

A partir desse momento, surgiram duas possíveis alternativas para que as empresas pudessem reverter essa situação. A primeira delas é se conformar com o alcance orgânico que, frequentemente, não passa de 1% do número de fãs da página. A segunda opção é anunciar no Facebook Ads, a plataforma de links patrocinados mais relevante em redes sociais de toda a web no momento. Saiba mais em nosso artigo Vantagens do Facebook Ads para a sua empresa.

E assim que o Facebook Ads surgiu, a segmentação dentro da rede social também apareceu e se mostrou extremamente poderosa. Ou seja, as empresas já conseguem acertar no perfil do público-alvo de determinada campanha, baseando-se no perfil do usuário, suas preferências e critérios avançados. E se você deseja investir em Facebook Ads ou quer melhorar a performance dos seus anúncios, o nosso artigo dessa semana foi feito para você.

Isso porque iremos te dar dicas para aprimorar seu público no Facebook, o que te ajudará a não só atingir melhores resultados, mas também causará uma redução nos seus gastos com publicidade. Boa leitura!

Antes de mais nada, é de extrema importância que seja definida a persona para a qual você pretende direcionar o conteúdo. Uma otimização em Facebook Ads será muito mais valiosa se você tiver clareza de quem deve ser o destinatário do seu conteúdo, não é mesmo?

Criar o público-alvo

Se você anuncia no Facebook, é útil analisar os diferentes segmentos de clientes que você possui no contexto da plataforma.

O Facebook possui ferramentas incríveis que permitem a criação de públicos-alvo personalizados de acordo com a sua lista de clientes, visitantes do site e envolvimento na rede social. Para saber mais sobre esses públicos-alvo, você pode utilizar a ferramenta Audience Insights.

É importante destacar que, a fim de proteger os dados do usuário, o Facebook não oferece informações sobre públicos que envolvam menos de 1.000 usuários. Por esse motivo, sempre mantenha essa medida mínima ao criar seus públicos.

Para criar uma audiência personalizada no Facebook, acesse a seção “Público” do seu Gerenciador de Anúncios do Facebook. Em seguida, clique em “Criar público” e selecione “Público Personalizado” no menu suspenso.

Na sequência, você verá uma lista de públicos que podem ser criadas:

A partir disso, é possível criar tipos de públicos-alvo personalizados e obter informações detalhadas sobre eles por meio do Facebook Audience Insights.

Localização e dados demográficos

A localização (ou direcionamento) é a segmentação mais básica encontrada no Facebook Ads. Como o nome já sugere, aqui você terá a possibilidade de escolher a localização dos usuários que você deseja alcançar com seus anúncios, além das faixas de cobertura ao redor das cidades selecionadas. Nessa mesma opção, você também poderá filtrar por estados, ou simplesmente cobrir todo o território nacional com a sua campanha. Esse tipo de segmentação é especialmente importante para quem possui uma loja ou estabelecimento físico com anúncios locais.

Idade

Filtrar seus usuários pela faixa etária é tão importante quanto segmenta-los por sexo e o idioma que falam. Além da idade, essa segmentação também pode ser feita por outros dados demográficos, como status de relacionamento, formação acadêmica, ocupação, domicílio; e outros, como afinidade étnica e acontecimentos (usuários que têm amigos com aniversários próximos ou recém-casados, por exemplo). Essas últimas são bastante úteis para quem possui lojas virtuais que têm neste perfil um grande consumidor dos seus produtos.

Interesses

No que diz respeito aos interesses, você poderá se basear em assuntos e páginas que o seu usuário pode curtir. Por exemplo, se o seu anúncio está divulgando uma revenda de automóveis, você pode encontrar vários tópicos relacionados a este mercado, como “automobilismo”, “carros”, esportes de velocidade e marcas automotivas para incluir os usuários mais relevantes para o seu negócio. ;)

Comportamentos

Sim, é possível até direcionar anúncios para usuários que estão viajando, para determinados tipos de dispositivos móveis, jogadores de videogame e mais um grande número de atividades considerando seus hábitos e comportamentos frequentes.

Conexões

Você sabia que a sua página do Facebook também pode ser um excelente critério de segmentação de anúncios? Isso mesmo! Nesse caso, poderá optar por alcançar apenas fãs da sua página, amigos dos fãs, e até mesmo excluir os fãs desta página para impactar apenas novos usuários.

Públicos personalizados

O poder da segmentação do Facebook Ads é maior ainda quando falamos em Públicos Personalizados (Custom Audiences). Aqui, você pode fornecer sua base de dados com informações de um determinado público (nome, e-mail, número de celular e id de usuário na rede social). Através dessas informações, o Facebook poderá cruzar as suas informações com os dados que eles possuem sobre a atividade desses usuários para formar o perfil do seu público a ser atingido por um determinado grupo de anúncios.

E não para por aí. Você ainda pode direcionar a segmentação para o público do seu site por meio do pixel de público (um trecho de código instalado em seu site que captura informações dos visitantes e fornece ao Facebook para análise e segmentação), do pixel de conversão ou dos fãs da sua página. Essas são maneiras de atingir um público com segmentação mais refinada com o Facebook Ads!

Remarketing

Talvez você nunca tenha ouvido falar em remarketing, mas com certeza já deve ter sido alvo de um. Essa modalidade de segmentação permite a você alcançar usuários que realizaram ações em seu site e loja virtual mas não chegaram a completar uma compra, para que ele tenha uma nova oportunidade de ser convertido. Um público de remarketing pode ser baseado nos visitantes do seu site e segmentado de acordo com seu comportamento para aumentar o seu potencial de conversão.

Por mais simples que pareça ser, a segmentação do Facebook Ads contém muitos detalhes e particularidades que devem ser conhecidos para chegar a melhores resultados. Mas não se assuste! Nós queremos te ajudar. Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe sua pergunta no campo de comentários abaixo para que possamos contribuir!

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