Você sabe quais são as redes sociais mais usadas no Brasil?

A Digital in 2016 divulgou uma pesquisa onde consta que há no Brasil uma média de 45% da população ativa em redes sociais de todos os tipos.

É natural que essas estatísticas cresçam ainda mais nos próximos anos, deixando claro que esse é um nicho interessante de se investir.
Já a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 divulgou que 65% dos jovens entrevistados acessam a internet todos os dias em busca de diversão e informação, que são os carros chefe das redes sociais. Mas você sabe quais são as redes mais utilizadas pelos brasileiros? Confira abaixo o nosso ranking e descubra qual é a rede social mais apropriada para você!

11. PINTEREST

O Pinterest foi fundado em 2010 e é uma rede social usada para o compartilhamento de imagens de qualquer tipo. Nela, o usuário tem a possibilidade de favoritar conteúdos além de criar pastas que podem ser compartilhadas, recurso esse, bastante utilizado nos segmentos de moda, maquiagem, artesanato e decoração.

Atualmente, o Pinterest tem mais de 70 milhões de usuários cadastrados e cerca de 80% desses usuários são mulheres.
Aqui no Brasil a rede não é tão popular, tendo apenas 8% da população com conta ativa. Porém, esse porcentagem tende a aumentar já que adição de novos recursos estão por vir.

10. SNAPCHAT

Desde que chegou ao país, o Snapchat logo se tornou o queridinho de muitos usuários.
Porém, o número total de contas ativas não é tão alto não. No último semestre, apenas 9% da população brasileira possuía conta na rede.
No resto do mundo o Snapchat já cresceu mais que Tumblr e até mesmo o Twitter, e a tendência é que essa popularidade só aumente.
Algumas empresas já viram o potencial do “Snap” e aderiram a ela para conseguir atingir um público mais jovem que está começando a ter o poder de compra agora e que parece ficar de fora de táticas de email marketing.

9. LINKEDIN

LinkedIn  é considerada uma rede social voltada para os negócios e conta com uma média de 25 milhões de usuários com contas ativas no Brasil, perdendo apenas para Índia e Estados Unidos.
Aqui no Brasil o LinkedIn  está crescendo bastante. Do ano passado para cá já teve um crescimento de 2%. Além disso, ela está sendo uma grande aliada na captação de talentos e divulgação de vagas e conteúdo relevante de empresas de vários segmentos.

8. TWITTER

Quando o Twitter chegou ao país foi um verdadeiro boom. Porém, de 2013 para cá, as contas ativas na rede caíram cerca de 63%.
Em dados globais, o Twitter conta com mais de 310 milhões de usuários.
A rede social atualmente é bastante utilizado para das ações de marketing online e, quando bem usada, pode trazer resultados de engajamento indispensáveis para campanhas de relacionamento.

7. SKYPE

O Skype surgiu em 2003 e já é um dos programas de troca de mensagens por voz (e vídeo) mais utilizados na atualidade.

Atualmente, a rede conta com mais de 300 milhões de usuários ativos. Aqui no Brasil é utilizado por cerca de 15% da população, normalmente por empresas de todos os portes.

6. GOOGLE+

O Google + surgiu em 2011 e cerca de 6% de seus usuários é do Brasil. Mesmo permitindo a integração com outros serviços do Google, a rede social não deslanchou por aqui mas sua posição é privilegiada, principalmente, por conta da quantidade de contas que são automaticamente criadas com a geração de novos e-mails e perfis no Gmail. Claro que isso não significa que a rede social não seja utilizada por ninguém. Alguns segmentos se beneficiam bastante com o Google + devido à criação de comunidades de seu interesse. A partir daí é só montar o seu círculo de amizade focado nos usuários participantes.

5. INSTAGRAM

O Instagram permite diversas possibilidades de se montar e divulgar anúncios. Por esse motivo, não demorou nada para que a rede se tornasse a queridinha dos publicitários. Além disso, o “Insta” possui uma plataforma muito simples e que atende desde usuários iniciantes, até os mais experientes. Por esses e outros motivos, ela está na nossa 5ª posição com mais de 300 milhões de usuários ativos diariamente.
O Instagram caiu nas graças dos brasileiros que representem 6.55% do tráfego total da rede!
E quando o assunto é marketing, atualmente é difícil uma marca não incluir o Instagram em sua estratégia. Isso devido a sua possibilidade de focar na gestão de comunidade e na busca de engajamento por parte de seu público.

4. YOUTUBE

Não é de hoje que o Youtube é um verdadeiro fenômeno. Uma prova disso é o sucesso  dos Youtubers. Atualmente, a rede já é a quarta mais acessada do país. Algumas contas populares como o Portas dos Fundos contribuem para o crescimento constante do YouTube pois contam com cerca de 12 milhões de usuários inscritos. O que acaba abrindo muitas portas para investimentos estratégias de marketing, afinal, público nunca vai faltar. ;)

3. MESSENGER

Assim que o Messenger se tornou um app separado do Facebook e o seu download começou a se tornar obrigatório para usuários da rede social por smartphones, a rede não demorou para subir na lista dos aplicativos mais baixados.
Perdendo apenas para o Whatsapp como aplicativo mais procurado no Android, o Messenger possui uma grande vantagem que é a possibilidade de uso no desktop. Além disso, seu uso não é mais associado diretamente à sua conta no Facebook, o que acaba impedindo distrações por parte do usuário, torna-o bem mais estratégico.

2. WHATSAPP

Basta que alguém anuncie que o Whatsapp vai se bloqueado para que boa parte da população entre em pânico. Essa é uma prova do quanto a rede é altamente usada e amada. E não para por aí! A presença de membros, que comumente não estão conectados ativamente nas redes sociais (como nossa família), é um outro fator que pode provar, com louvor, o sucesso da ferramenta social.
Aqui no Brasil, o Whatsapp deixou de ser apenas uma plataforma para troca de mensagens e tornou-se uma importante ferramenta de trabalho para os mais diversos segmentos. Por isso, não é nenhuma surpresa que aproximadamente 70% dos celulares do país tenha o Whatsapp instalado.

1. FACEBOOK

O Facebook continua reinando absoluto mesmo!
Ainda em 2008 a rede social já conquistou o título de rede social mais popular do mundo, substituindo assim o falecido Orkut.
E os brasileiros gostam tanto do Facebook que já são o terceiro país mais ativo na rede, perdendo apenas para os EUA e Índia. Ao todo, são 103 milhões de usuários por aqui, sendo que 54% do público é feminino.
E foi graças a essa popularidade que o conceito de viralização de conteúdo. Por isso, o Facebook consegue praticamente ditar as regras de comportamento no quesito redes sociais, principalmente quando se diz respeito aos perfis corporativos, que já adotam estratégias de marketing específicas para o aumento de visualizações.

As redes sociais, assim como o seu uso, estão em constante evolução. Por isso, é importante estar sempre muito atento às tendências além de acompanhar suas mudanças. E a melhor forma para se fazer isso é bem simples: usando-as.  ;)

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